Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Cajuína: estudantes de Direito oferecem assessoria jurídica popular

Projeto Cajuína: estudantes de Direito oferecem assessoria jurídica popular

Obter uma sociedade mais igualitária. Esse é o objetivo primordial do Cajuína, projeto criado pelos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O nome, que faz referência a uma bebida típica do Estado, é a sigla de Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular de Teresina.

O projeto, que completa 15 anos em 2014, oferece assessoria jurídica popular e prima pelo atendimento a comunidades e casos que envolvem causas sociais, tendo como base de sustentação a discussão de temas polêmicos, especialmente racismo, machismo e homofobia.

"O processo realizado por uma Ajup (Assessoria Jurídica Popular) consiste em caminhar ao lado da população de uma comunidade, lutando pela garantia dos seus direitos e dando o apoio que lhes é necessário", explicou o membro da iniciativa, Marcel Wilson Pacheco, aluno do 7º período de Direito Noturno.

Membros do projeto no Encontro Norte e Nordeste de Assessorias Jurídicas Universitárias Populares (ENNAJUP) em novembro de 2013

"Nós pretendemos possibilitar um maior contato da comunidade acadêmica com a realidade social externa, proporcionando uma troca mútua. Enquanto o Direito tradicional prioriza a assistência, nós preferimos acompanhar todo o desenvolvimento do caso para que, futuramente, a população se emancipe juridicamente", reiterou o estudante Marcel.

Embora a iniciativa tenha partido de estudantes do Curso de Direito e, atualmente, os 16 membros participantes sejam apenas do referido curso, ao longo dos 14 anos de existência o Cajuína já contou a com a participação de alunos de graduações diversas, como Medicina, Serviço Social, Odontologia e Farmácia, efetivando a sua participação nas fases de planejamento das atividades e visitas às comunidades. "Não há um processo de seleção específico e restritivo, o projeto é aberto a todos os interessados.", afirmou Marcel.

O programa, entretanto, enfrenta problemas para dinamizar e diversificar a sua área de atuação. "Encontrar demandas onde podemos atuar é dificultoso porque há essa distância e falta de conhecimento a respeito do nosso projeto.", ressaltou o aluno Marcel.

Em visita à comunidade Vitória Popular em julho de 2013

A estudante do 3º período de Direito, Camila Pacheco, acredita que a participação no projeto permite o enriquecimento na formação acadêmica por tratar de assuntos gerais, como o direito à moradia e à terra urbana."Sair dos muros da universidade é despojar-se do entorno eminentemente teórico-jurídico e estar disposto a construir resultados efetivos para uma realidade melhor. Ademais, existe enorme engrandecimento de vida, pois os membros do Projeto entram em contato com vivências excludentes e contraditórias de uma sociedade que prega, na teoria, a igualdade para todos e mostra desigualdades insuperáveis na prática.", refletiu a estudante.

Projeto Cajuína

O Projeto Cajuína surgiu em 1999 por meio de estudantes sobressaltados com a inexistência de programas de extensão no curso de Direito, que tiveram conhecimento de algumas Ajups de outras instituições superiores e resolveram estender essa ideia a UFPI.

Para mais informações: ou através do endereço eletrônico projetocajuinaufpi.blogspot.com.br