Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > A UFPI firma parceria com a UFPA para desenvolvimento de projeto

A UFPI firma parceria com a UFPA para desenvolvimento de projeto

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmaram parceria com o objetivo de desenvolver o Projeto de P&D do Grupo de Geoquímica Orgânica da UFPI, aprovado recentemente pela Petrobras. A reunião aconteceu na última sexta-feira (21), no campus da UFPA, em Belém, e contou com a presença dos reitores Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes (UFPI) e Prof. Dr. Carlos Edilson Maneschy (UFPA) e do coordenador do Projeto, Prof. Dr. Sidney Lima (Departamento de Química da UFPI).

Reitores da UFPI e UFPA discutem parceria

O Projeto de P&D tem como objetivo consolidar o Grupo de Geoquímica Orgânica UFPI como parceiro da Rede Temática de Geoquímica e do Setor de Petróleo e Gás Natural no estudo de bacias sedimentares brasileiras com o estudo dos biomarcadores neutros e ácidos obtidos a partir de extratos de rochas geradoras, a fim de se estabelecer correlações geoquímicas, caracterizar o paleoambiente deposicional e grau de evolução térmica. A parceria entre UFPI e UFPA possibilita o apoio na coleta e fornecimentos de amostras de bacias sedimentares brasileiras, em especial da Bacia do Parnaíba, o intercâmbio de alunos em ambos os laboratórios, o compartilhamento de resultados e a elaboração de projetos em conjunto.

Visita as instalações da UFPA

Na oportunidade, o reitor da UFPI e o coordenador do Projeto visitaram as instalações da Pós-Graduação e dos laboratórios de pesquisa da UFPA. Eles assistiram também a apresentação institucional sobre infraestrutura, potencial e linhas de pesquisa, além de resultados prévios e perspectivas da parceria.

Apresentação com pequisadores da UFPA

Reitor conhece projetos desenvolvidos na UFPA

Com informações: http://www.ufpi.br/lago