Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI comemora dia do bibliotecário com visita a BCCB

UFPI comemora dia do bibliotecário com visita a BCCB

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, a administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visitou, na tarde desta quarta-feira (12), a Biblioteca Comunitária Jorn. Carlos Castello Branco (BCCB) localizada no Campus de Teresina. Instituído há 34 anos no Brasil, a data tem o objetivo de destacar as principais funções desses profissionais que além de informar e ajudar os usuários de uma biblioteca, também organizam acervos de livros, revistas, jornais e mídias digitais.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira e o Diretor da BCCB, Geraldo Batista

Reunião com o Diretor da BCCB

Para o Reitor UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o trabalho dos bibliotecários são fundamentais no processo de aprendizado dos alunos da Universidade, pois além de facilitar a busca dos discentes por mais conhecimento através do acervo de livros dão apoio ao controle e a manutenção de materiais de informação. "É com grande satisfação que comemoramos o dia de hoje, o trabalho dos bibliotecários da UFPI tem um papel fundamental para o desenvolvimento da instituição", afirmou.

Visita as unidades da BCCB

Acervo da Biblioteca Jorn. Carlos Castelos Branco

Segundo o diretor da BCCB, Geraldo Batista, a média de visitantes é de 2 a 3 mil por dia. De acordo com ele, por conta desses elevados números, nos próximos meses a UFPI vai estar implantando o sistema de E-books (livros em formato digital), para os alunos. "A Biblioteca já possui um sistema de auto-atendimento para os usuários, que facilita o acesso aos livros e conta com ajuda de onze bibliotecários. Em breve, nossos estudantes terão acesso a um sistema de livros digitais, que facilitará ainda mais as suas pesquisas", ressaltou.

Bibliotecas da UFPI
A universidade possui nove bibliotecas, dentre elas a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, responsável pela coordenação de todas; quatro setoriais no campus de Teresina, e mais quatro nos câmpus de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Ao todo, as bibliotecas da UFPI totalizam um acervo de 379.047 de livros, multimeios e periódicos, e possuem um cadastro de 34.065 usuários, incluindo docentes, discentes e outros funcionários.