Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recepciona os 20 novos residentes de Medicina Veterinária

UFPI recepciona os 20 novos residentes de Medicina Veterinária

Na tarde dessa quinta-feira (27), a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí recepcionou os novos 20 residentes de Medicina Veterinária. A solenidade aconteceu no auditório do Hospital Veterinário Universitário (HVU) e foi presidida pela Vice-reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira.

Novos residentes de Medicina Veterinária

Presentes na solenidade o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha; o Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macêdo; o Coordenador dos Programas de Residência, Prof. Dr. Francisco Lima, as professoras Dr.ª Silvana Maria, Dr.ª Ivete Lopes Mendonça, Prof.ª Ramayra Lima e as médicas veterinárias Francisca Barros Bezerra e Jaknea dos Santos Leal.

Mesa de honra da solenidade de recepção aos novos residentes do HVU

Referência em atendimento, ensino, pesquisa e extensão universitária na área de Medicina Veterinária, o HVU funciona há 10 anos prestando serviços à comunidade. O grande número de casos clínicos é um dos diferenciais do HVU e um dos pontos que fortalece o Programa de Residência Veterinária da UFPI. "A residência é considerada como um curso de pós-graduação Lato-Sensu, sendo o Ministério da Educação (MEC) responsável pelo seu financiamento", explicou Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha.

O Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macêdo, explica que o residente é um médico veterinário que está em treinamento profissional, prestando serviço à comunidade. "Das 28 universidades federais do Brasil que possuem hospital veterinário, o HVU/UFPI é um dos que faz maior número de atendimentos, são aproximadamente 38 mil procedimentos por ano", afirmou o diretor.

O Hospital Veterinário oferece oito áreas para a residência: Anestesiologia Veterinária, Reprodução Animal, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Patologia Clínica, Patologia Animal e Diagnóstico por Imagem.

Para o Coordenador dos Programas de Residência da UFPI, Prof. Dr. Francisco Lima Silva, o objetivo do Programa é qualificar o médico veterinário para o mercado de trabalho. O Curso tem duração de 2 anos, período em que o residente recebe bolsa no valor de R$ 3 mil reais. "No programa de residência da UFPI, o residente sai para o mercado de trabalho com muito mais prática profissional porque ele se envolve em todas as atividades do programa atuando de forma constante", explicou o coordenador.

A médica veterinária Sandra Lopes entre os novos residentes do HVU/UFPI

A médica veterinária Sandra Lopes é uma das novas residentes do HVU, na área de Reprodução Animal. Graduada pela UFPI, ela explicou que escolheu a instituição por ser uma das mais renomadas do Nordeste: "Acredito que o Programa de Residência pode proporcionar uma maior possibilidade de aprendizagem. Espero aprender muito, me qualificar ainda mais na área que escolhi e prestar um serviço de qualidade à sociedade", disse.