Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da USP ministra palestra sobre cultura e criatividade

Professor da USP ministra palestra sobre cultura e criatividade

Nessa quinta-feira (13), o Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco da palestra "Cultura e Criatividade - as novas mercadorias vedetes do capitalismo", ministrada pelo Prof. Dr. Ruy Sardinha, da Universidade de São Paulo (USP). O acadêmico abordou temas como cultura de massas, consumismo e sociedade na era da informação e da tecnologia.

Abertura da Palestra: Cultura e criatividade - as novas mercadorias vedetes do capitalismo.

Durante a palestra, o Prof. Dr. Ruy Sardinha falou sobre as transformações e entendimentos da Cultura ao longo dos anos e como ela se tornou um "negócio".

Palestrante Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes.

Citando estudiosos como Adorno e Horkheimer, o professor afirmou que a cultura incorporou o "espírito do capitalismo" e explicou as consequências dessa nova lógica. Segundo ele, "comportamentos contraculturais, a exemplo da década de 60, passaram a servir como contextos de mercado décadas depois, aquilo que antes servia como críticas sociais, hoje, servem também para vender produtos", disse.

Para o aluno de Comunicação Social, Rafael Galvão, o debate permitiu não só trocas de conhecimentos, mas novas curiosidades e descobertas. "É interessante entender o funcionamento da cultura em nosso sistema. Podemos, com debates como este, abrir os olhos para aquilo que não tínhamos ideia, aqui podemos observar que a cultura também é objeto de mercado no mundo em que vivemos", pontuou o estudante.

Debate com professores de Comunicação Social

Prof. Dr. Ruy Sardinha é professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP; Presidente do Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC - Br); coordenador do Núcleo de Estudos das Especialidades Contemporâneas (NEC-USP) e Doutor em Filosofia.