Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI entrega título de Professor Emérito à Profª Nerina Castelo Branco
Início do conteúdo da página

Picos: Projeto de extensão “TV Mais Saúde” conquista o 1º lugar em Concurso Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem

Imprimir
Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 19h22

O Projeto de Extensão “Integração de tecnologias educativas, informação e comunicação para promoção da saúde”, conhecido como TV Mais Saúde, conquistou o primeiro lugar I Concurso Semana Brasileira de Enfermagem de vídeos, organizado pela Departamento Científico de História da Enfermagem (DHE), da ABEN Nacional. O Projeto de Extensão é vinculado ao Departamento de Enfermagem, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O evento foi promovido na 81ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que ocorreu entre os dias 12 e 20 de maio de 2020. O concurso tinha como objetivo premiar o melhor vídeo com a temática “Contribuições de Florence Nightingale para a Enfermagem”. Florence Nightingale é a precursora da Enfermagem Moderna, e nesse ano é comemorado seu bicentenário de nascimento, com a indicação da OMS de 2020 como o “Ano Internacional da Enfermagem e da Enfermeira Obstétrica” com a Campanha Nursing Now.  

A conquista com o primeiro lugar veio com o vídeo intitulado “Enfermagem e Ciência: 200 anos de Florence Nightingale”, produzido pela Profª. Cinara Maria Feitosa Beleza, e pelos estudantes Vitória Eduarda Silva Rodrigues e Denival Nascimento Vieira Júnior, todos integrantes do referido Projeto de Extensão.

O Projeto de Extensão “TV mais Saúde”, desenvolve vídeos educativos e os publica na plataforma de vídeo YouTube. O projeto é orientado pela Profa. doutoranda Cinara Beleza, e conta com a participação de oito alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem/CSHNB. “A conquista desse prêmio confirma a importância desse projeto de extensão e sua grande relevância social, principalmente agora, quando as tecnologias virtuais têm sido usadas como principais ferramentas de comunicação. Além disso, mostra a dedicação e compromisso dos alunos de Enfermagem da UFPI em sempre desenvolver e ofertar o melhor trabalho tanto para a sociedade civil, como para sua classe de profissionais”, relata a professora.

WhatsApp Image 2020-05-21 at 18.17.16.jpeg

Profª. Cinara Maria Feitosa Beleza, coordenadora do grupo de extensão

A professora destaca ainda seu papel na produção do vídeo e o que acredita ter sido o diferencial do trabalho. “Minha participação, como coordenadora do projeto de extensão, se deu pela elaboração do roteiro do vídeo. Busquei trazer referências nacionais, porque como se tratava de um concurso nacional e ficamos com receio em relação ao nível de qualidade dos outros vídeos, nos preocupamos com a qualidade do roteiro, e entendemos que nele poderia estar o nosso diferencial”, ressalta.

Denival Nascimento, aluno do Curso de Enfermagem da UFPI, campus de Picos, realizou a tarefa de edição do vídeo. Ele destaca o significado do resultado alcançado pela equipe no concurso. “Não sei mensurar o quanto é importante termos alcançado o primeiro lugar, é incrível, porque contribui para a valorização do nosso trabalho e de todos os esforços investidos. Além disso, tudo foi reconhecido por uma Associação nacional e contribui para o progresso da nossa área.

Denival Nascimento Vieira Júnior, estudande de Enfermagem e integrante do grupo de extensão

Vitória Rodrigues ficou responsável pela edição e voz do vídeo. Para ela, o resultado do concurso representa, além do reconhecimento do trabalho, um estímulo ao grupo de extensão, que ainda enfrenta dificuldades e limitações por atuar no interior do Estado e com poucos recursos.

“A importância de termos conquistado o primeiro lugar é imensurável, principalmente por ter sido em um concurso nacional, que vai dar grande visibilidade ao nosso grupo, especialmente por sermos ainda um grupo pequeno, do interior do Piauí, que conseguiu vencer o concurso sem ter equipamentos adequados e profissionais em edição de vídeo. Então tudo foi de grande importância para nós e acredito que só fará com que nosso grupo cresça cada vez mai”, afirma.

WhatsApp Image 2020-05-21 at 18.17.16(1).jpeg

Vitória Eduarda Silva Rodrigues, estudande de Enfermagem e integrante do grupo de extensão

O anúncio do prémio aconteceu nessa quarta-feira (20/05/2020), por meio de uma live, promovida no canal da ABEn Nacional, no YouTube. O vídeo vencedor do concurso, encontra-se no canal do Projeto, na plataforma YouTube com a conta “TV mais Saúde” e por meio do perfil no Instagram “@tvmaissaude”.

O vídeo pode ser assistido clicando aqui.

Fim do conteúdo da página