Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Encontro Interno dos Núcleos de Línguas do Nordeste (InterNucli)

UFPI realiza Encontro Interno dos Núcleos de Línguas do Nordeste (InterNucli)

Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 15h31

Na manhã de hoje (29/04), a Universidade Federal do Piauí realizou a abertura do Encontro Interno dos Núcleos de Línguas do Nordeste (InterNucli), evento ligado ao Programa Idiomas sem Fronteiras, que ocorre entre os dias 29 e 30 de maio no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI.

A recepção foi marcada pelas boas-vindas da mesa de abertura, com a participação da Presidente Nacional do Programa Idioma Sem Fronteiras (ISF), Profa. Dra. Denise de Paula Abreu e Lima; a Coordenadora Geral do ISF na UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues; e a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. RominaParadizo.

IMG 995120190429130200

Mesa de abertura recepciona os participantes do InterNucli Nordeste

Inicialmente, houve a demonstração de dados positivos acerca dos 5 anos do Programa dentro da UFPI. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. RominaParadizo, elogiou os resultados e parabenizou o corpo docente em nome dos representantes da universidade. “O Programa Idioma Sem Fronteiras realiza a prática inclusiva, o aprendizado de línguas era composto para uma minoria privilegiada e hoje conseguimos abranger mais pessoas contribuindo para o papel da universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma a Pró-Reitora.

IMG 996320190429125942

Presidente Nacional do Idioma sem Fronteiras, Profª. Dra. Denise de Paula

A Presidente Nacional do ISF, Profa. Dra. Denise de Paula, comenta sobre a importante posição que a Universidade Federal do Piauí exerce dentro do programa. “A UFPI é integrante do ISF desde 2013, quando começamos as parcerias com as universidades brasileiras. Juntos nós conseguimos uma série de ações importantes para a internacionalização, como a aplicação de testes de proficiência e a oferta de cursos presenciais e online para a comunidade acadêmica; mesmo passando por turbulências no setor educacional do Brasil”.

IMG 991620190429130619

Coordenadora Geral do ISF na UFPI, Profª. Dra. Beatriz Gama

O ensino de línguas estrangeiras feito gratuitamente para a comunidade acadêmica fomenta a experiência prática aos estudantes dos Cursos de Inglês, Francês e Português da UFPI. A Coordenadora Geral do ISF na UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues, fala sobre o desenvolvimento do programa dentro da universidade ao longo dos anos. “A gente tem sentido que os participantes, tanto estudantes quanto professores e técnicos, tem melhorado e aprendido bastante. São cursos de excelente qualidade, gratuitos para a comunidade acadêmica e é uma forma excelente aos interessados em aprender a fluência em outros idiomas”.

O crescimento do Idioma sem Fronteiras, permitiu a internacionalização da Universidade Federal do Piauí frente a outros países. “Todos os anos recebemos os ‘English Teaching Assistants’, bolsistas dos Estados Unidos, advindos de convênios com a Fullbright e a Capes que cursam Pós-Graduação ou que precisam aprender a língua portuguesa”, conta Beatriz Gama.

IMG 991820190429130814

Andeulazia Murdock, dos Estados Unidos, integra uma temporada de auxílio aos participantes do ISF-UFPI

AndeulaziaMurdock, natural da cidade de Virgínia, nos Estados Unidos, é advinda do EnglishTeachingAssistants (ETA) e vivencia por um ano a troca de conhecimentos com os participantes do ISF. “Estou gostando da experiência e há três meses auxilio os alunos com habilidades para os exames de proficiência e o desenvolvimento em outras atividades dentro dos Cursos de Línguas da UFPI”.

IMG 994020190429131315

Público participa do InterNucli Nordeste, realizado este ano na UFPI-Teresina

Segundo os gestores presentes, agora o foco do Programa é atuar de forma mais incisiva em âmbito estadual e continuar a consolidação da oferta dos idiomas estrangeiros, com forte investimento na área de Português como língua estrangeira.

A Programação vai até amanhã (30/04) e conta com apresentações e palestra de Coordenadores do ISF na região Nordeste e professores dos Cursos contemplados pelo Programa na UFPI.