Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Arqueologia realiza palestra com Professor da Universidade de Lisboa

Curso de Arqueologia realiza palestra com Professor da Universidade de Lisboa

Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 09h41

O Curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu na manhã desta quinta-feira (25) uma palestra no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza II (CCN II), às nove horas.

arq 2.jpg

Entrada do Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia di CCN II

A palestra, intitulada “MAP Tópicos em Zooarqueologia” teve como tema central as “Modificações em Superfícies Ósseas: metodologias e exemplos do Holocênico do Sudoeste da Península Ibérica”. O palestrante, Prof. Dr. Nelson José Almeida, falou por videoconferência de Lisboa, em Portugal. Almeida é professor da Universidade de Lisboa no Centro de Arqueologia (UNIARQ).

37746055_10156034050148241_7641184017189961728_n.jpg

Prof. Dr. Nelson José Almeida, da Universidade de Lisboa

O evento foi dirigido pela Prof.ª Dr.ª Cláudia Cunha, da Graduação e Mestrado em Arqueologia da UFPI. A professora explica sobre a abordagem da palestra e suas implicações: “A palestra de hoje fala sobre alterações e a destruição que ocorre no osso depois que ele fica em ambiente sedimentado, ou seja, depois dele enterrado. Num sítio arqueológico, por exemplo, todo resto de comida, todo osso, vai se depositando ao longo do tempo, normalmente em regime de lixeiras. Quando nós cavamos o sítio arqueológico, vemos ossos de fauna que restaram de alimentação, e a partir do estudo desses ossos é possível saber qual tipo de animal era consumido por aquela população, o método de abate e de descarne desse animal”, explana Cunha.

A palestra é parte de uma sequência de palestras ligadas à disciplina de Zoro Arqueologia, ministrada pela Prof.ª Cláudia Cunha no curso.