Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de escolas públicas compram livros no SALIPI com cheque-livro

Alunos de escolas públicas compram livros no SALIPI com cheque-livro

editada.jpg

Crianças e adolescentes fardados circulam pelos corredores do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). Stands de livros, artesanato e pintura atraem os olhares curiosos da criançada. O evento, em sua 16ª edição, recebe 18 mil pessoas por dia, em sua maioria, estudantes da rede públicas de ensino, munidos com o cheque-livro. Eles terão a oportunidade de escolher uma obra e levá-la para casa.

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, explica que o cheque-livro é uma grande aposta da Fundação, junto à Prefeitura de Teresina, o Governo do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal. “Temos crianças muito carentes, que nunca viram ou tiveram a oportunidade de comprar um livro. Decidimos, então, chamar o governo do Estado e a Prefeitura de Teresina, mostrar essa realidade e fazer com que não se permita que essas crianças se sintam descriminadas num espaço coletivo, público e democrático”, relata.

editada 2.jpg

Prof. Kássio Martins, presidente da Fundação Quixote

O SALIPI tem o propósito de dar asas aos sonhos por meio da literatura. Já é o quinto ano consecutivo que o evento é realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em um dos stands, Lucas Alves, do Centro Estadual de Educação Profissional Corina Machado Vieira (CEEP), escolhe a dedo qual livro deseja comprar. “Eu gosto de livro normal, longo mesmo. É a segunda vez que venho para cá”, comenta concentrado. Quando perguntado que profissão deseja seguir, Lucas fala decidido: “Quero ser professor, porque tenho vontade de ensinar”.

editada 3.jpg

Lucas Alves, estudante do CEEP

A Coordenadora do CEEP, Elaine Carvalho, descreve a importância do acesso do aluno ao livro de forma independente. “Eles se sentem partícipes desse momento de não só consumir a leitura que se manda para a escola, mas escolher a leitura que eles desejam. Os gostos são diferentes, mas o importante é ler”, conclui.

editada 4.jpg

Coordenadora do CEEP, Elaine Carvalho

O SALIPI segue com programação até domingo, dia 10. A UFPI e Fundação Quixote convidam a comunidade para entrar no universo literário e apreciar as atrações culturais.

Confira o cronograma no site do evento: www.salipi.com.br