Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI: mesa-redonda sobre "Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira"

SALIPI: mesa-redonda sobre "Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira"

mesa20180606170120

A convite do SALIPI, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro (NEPA/UESPI), realizou hoje (6) a mesa-redonda com tema “Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira”. O bate-papo ocorreu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), das 9h às 11h e na ocasião foram pontuadas questões importantes ligadas à cultura negra, aos povos indígenas e aos quilombolas.

A programação teve início com o tema "A carta de Esperança Garcia e o cânon literário afro-brasileiro" discutindo as problemáticas que giram em torno do mesmo. Assuntos como "O negro e a canção popular" e "Vozes negras na literatura brasileira contemporânea" foram alguns dos tópicos colocados à discussão durante a realização do evento.

afro 120180606165722

Mesa-redonda sobre "Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira"

O Prof. Dr. José da Cruz Miranda destacou, durante discussão da temática "10 anos de cotas para negros e negras na UESPI", que a Universidade Estadual iniciou o processo de cotas no ensino superior do Piauí. "Quem inaugurou cotas no ensino superior no sentido étnico-racial foi a UESPI. Mas havia poucas negras e negros inscritos para concorrer nas cotas. No ano de 2009, por exemplo, se existia 218 vagas para cota negro, apenas 162 negras e negros se inscreviam. E isso mesmo a UESPI sendo, na época, a única universidade com cotas para negros", explica.

Antes de abrir para conversa com os presentes, a última temática foi "Capoeira: artefato cultural de resistência negra" mediada pelo Prof. Dr. Robson Carlos da Silva, que ressaltou a importância da capoeira como símbolo da cultura afrodescendente e resistência negra.

A mesa-redonda contou com a participação do Prof. Dr. Elio Souza; da Prof. Dra. Assunção Sousa e Silva; do Prof. Mestre Cláudio de Melo; do Prof. Dra. Feliciano Filho; do Prof. Dr. Francisco Vasconcelos; da Profa. Dra. Iraneide da SIlva; do Prof. Dr. José da Cruz Miranda e do Prof. Robson da Silva.