Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Calourada da UFPI 2018.1 será nesse dia 28 de março; evento recepciona e apresenta Instituição a novos estudantes

A jornada do conhecimento na Universidade Federal do Piauí (UFPI) já começou para uma turma nova de estudantes e a Instituição preparou um evento de recepção e apresentação para os calouros ingressantes no período 2018.1. A Calourada será nessa quarta-feira (28), a partir das 8h, no Cine Teatro da UFPI.

PRAEC 220180327165345

Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, Pró-Reitora da PRAEC

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e reúne outras pró-reitorias e órgãos que desenvolvem ações de interesse dos estudantes. Segundo a Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, essa edição recebeu uma maior adesão da comunidade acadêmica. “A expectativa deste ano está muito positiva. Estamos percebendo um engajamento bem maior dos diretores de centro, até pela nossa experiência, estamos buscando os caminhos para mobilizar, articular e unir a comunidade acadêmica. Temos tido um retorno bem positivo e estamos esperando um número bem maior de calouros”, frisou.

A Calourada terá início com a apresentação da Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel e encerramento da Bateria Cabulosa da Atlética Carcará, do curso de medicina da UFPI. Após as apresentações, os calouros poderão tirar dúvidas e receber mais informações sobre os serviços e ações das pró-reitorias e outros órgãos da Instituição na mostra que será montada do lado de fora do Cine Teatro. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), Banco Santander e o Tribunal Regional Eleitoral, por meio da Ação Judicial Eleitoral (AJE) também trarão orientações aos calouros.

Caminhão do HEMOPI

Esta edição também contará com a participação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI). O caminhão do HEMOPI estará ao lado do Cine Teatro, de 8h as 16h, para receber doações de sangue. Para doar, basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar descansado, alimentado e apresentar um documento oficial com foto.

IMG 653520180327165438

Rubens Oliveira, presidente da Comissão Organizadora da Calourada

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da Calourada, Rubens Oliveira, a parceria pretende despertar a comunidade acadêmica para a importância da doação e mostra o envolvimento da Universidade em causas de interesse de toda a comunidade. “Teremos o ônibus para fazer a coleta no local, além de orientações para coletas futuras e cadastro para que eles possam manter essas doações o ano inteiro. Ampliamos a divulgação para toda a universidade, então, estamos com a expectativa de fazermos uma grande doação para que a gente crie essa rotina de parceria com outras instituições”, destacou.

A Pró-Reitora Adriana Paiva destacou que o envolvimento da comunidade acadêmica com a campanha de doação de sangue desperta o lado solidário dos envolvidos. “A formação profissional é importante, mas a formação humana também é. Então, buscamos uma ferramenta que pudesse trazer o estudante para o lado mais humanístico. Acreditamos que o HEMOPI, nesse sentido, tem um benefício para a sociedade. A Universidade está fazendo um benefício social e procura transformar esse momento de acolhimento, orientação e informação em reflexão humana e social”, disse.

Neste primeiro semestre, a UFPI está recebendo 3.494 alunos em 69 opções de cursos de graduação. 2018 marca também a chegada à instituição de mais de 600 pessoas com deficiência, que exercitam novas possibilidades de conexão com conhecimento na construção de um ambiente mais plural e acessível.