Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do VII Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise

Abertura do VII Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 8

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia o VII Congresso Internacional da Psicanálise, de 20 a 22 de setembro, que reúne pesquisadores, professores e estudantes de instituições brasileiras e internacionais. É a segunda vez que o evento ocorre na região Nordeste e nessa edição traz o tema “Corporeidade e Vulnerabilidade”. A abertura do evento aconteceu na noite de ontem (20), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), e teve a participação da Camerata Emmanuel Coelho Maciel, dirigida pelo professor e maestro Cássio Martins.

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 6

Profa. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano, coordenadora geral do evento

“Esse Congresso é realizado há 14 anos, sendo bianual, e a proposta é mostrar essa relação da filosofia com a psicanálise, porque ele é ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). O nosso trabalho é congregar filósofos, psicanalistas, psicólogos e pessoal da saúde para fazer um trabalho interdisciplinar”, informou a professora Maria Cristina de Távora Sparano, coordenadora geral do evento.

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 5

Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

Em sua fala, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, destacou a satisfação da Instituição em sediar o evento e de receber estudiosos de diferentes regiões do Brasil e de outros países. “Para quem está chegando a Teresina agora, farei uma menção à cidade, porque remete a esse momento: Teresina fez 163 anos no dia 16 de agosto e ela, dentre algumas características, tem o encontro dos rios. É uma cidade que tem essa simbologia do encontro e hoje vejo um grande encontro: da Camerata dirigida pelo professor Cássio Martins, da academia, de expertises nessas áreas da filosofia e da psicanálise, e dos nossos jovens que estão aqui na perspectiva de aprender, de compartilhar, de dividir experiências e discutir temas tão importantes. Tive o cuidado de ler a programação, uma programação que é extensa, profunda, reflexiva e extremamente oportuna, e, com isso, quero saudar a comissão organizadora desse evento e a todos que trabalharam para que acontecesse em Teresina”, destacou.

A abertura do VII CIFP teve a palestra "Direito e Sociedade: vulnerabilidade dos indivíduos em foco", com a Profa. Dra. Rosalice Pinto, de Lisboa/Portugal; como debatedor, o Dr. Lucas Nogueira do Rego Monteiro Villa Lages, vice-presidente da OAB/PI; e mediação do Prof. Dr. Francisco Jozivan Guedes de Lima, da UFPI.

A programação vai até sexta-feira (22) e pode ser acessada no site do evento.

Confira mais fotos da abertura:

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 3