Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do VII Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise
Início do conteúdo da página

Abertura do VII Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 8

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia o VII Congresso Internacional da Psicanálise, de 20 a 22 de setembro, que reúne pesquisadores, professores e estudantes de instituições brasileiras e internacionais. É a segunda vez que o evento ocorre na região Nordeste e nessa edição traz o tema “Corporeidade e Vulnerabilidade”. A abertura do evento aconteceu na noite de ontem (20), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), e teve a participação da Camerata Emmanuel Coelho Maciel, dirigida pelo professor e maestro Cássio Martins.

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 6

Profa. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano, coordenadora geral do evento

“Esse Congresso é realizado há 14 anos, sendo bianual, e a proposta é mostrar essa relação da filosofia com a psicanálise, porque ele é ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). O nosso trabalho é congregar filósofos, psicanalistas, psicólogos e pessoal da saúde para fazer um trabalho interdisciplinar”, informou a professora Maria Cristina de Távora Sparano, coordenadora geral do evento.

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 5

Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

Em sua fala, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, destacou a satisfação da Instituição em sediar o evento e de receber estudiosos de diferentes regiões do Brasil e de outros países. “Para quem está chegando a Teresina agora, farei uma menção à cidade, porque remete a esse momento: Teresina fez 163 anos no dia 16 de agosto e ela, dentre algumas características, tem o encontro dos rios. É uma cidade que tem essa simbologia do encontro e hoje vejo um grande encontro: da Camerata dirigida pelo professor Cássio Martins, da academia, de expertises nessas áreas da filosofia e da psicanálise, e dos nossos jovens que estão aqui na perspectiva de aprender, de compartilhar, de dividir experiências e discutir temas tão importantes. Tive o cuidado de ler a programação, uma programação que é extensa, profunda, reflexiva e extremamente oportuna, e, com isso, quero saudar a comissão organizadora desse evento e a todos que trabalharam para que acontecesse em Teresina”, destacou.    

A abertura do VII CIFP teve a palestra "Direito e Sociedade: vulnerabilidade dos indivíduos em foco", com a Profa. Dra. Rosalice Pinto, de Lisboa/Portugal; como debatedor, o Dr. Lucas Nogueira do Rego Monteiro Villa Lages, vice-presidente da OAB/PI; e mediação do Prof. Dr. Francisco Jozivan Guedes de Lima, da UFPI.

A programação vai até sexta-feira (22) e pode ser acessada no site do evento. 

Confira mais fotos da abertura:

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 3

CONG INTERN FILOSOFIA INTERNACIONAL FILOSOFIA 9

Fim do conteúdo da página