Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI recebe embaixadora da União Europeia

Reitor da UFPI recebe embaixadora da União Europeia

Na manhã desta quinta-feira (08), o reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, recebeu no Salão Nobre da Reitoria a embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Maria Zacarias para tratar de assuntos ligados a parcerias de ensino e pesquisa.

Durante o encontro, o reitor apresentou as conquistas físicas e acadêmicas da universidade à embaixadora. Falou dos programas de assistência estudantil, da implantação de cursos nos campi do interior do Estado, dos registros de patentes, premiações de pesquisas, da abertura do Hospital Universitário, entre outros.

Da esquerda para direita: Jérôme Poussielgue, primeiro conselheiro e chefe do Setor de Cooperação da UE, Embaixadora Ana Maria Zacarias e Reitor Luiz Júnior.

A embaixadora mostrou-se surpresa com o trabalho desenvolvido pela UFPI e destacou a importância das relações de paridade entre as instituições brasileiras e internacionais para o crescimento da produção científica. "Neste momento em que o Brasil é a 6ª economia mundial, é importante estreitar as relações entre os países. Estamos disponíveis para fazer palestras e firmar parcerias", disse ao manifestar interesse em continuar em contato com a universidade.

Ana Maria salientou ainda o fato da maioria dos estudantes brasileiros que realizam intercâmbio estarem optando por países europeus e informou que a UE ofertará 100 vagas para pós-doutorado em instituições de tecnologia de ponta. "Esta oferta será oficializada em janeiro de 2013 junto ao CNPq", disse.

Participaram também do encontro o Pró-Reitor de Planejamento e Reitor eleito, Prof. Dr. Arimatéia Dantas e a Pró-Reitora de Ensino de Graduação Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, que aproveitou a ocasião para falar das dificuldades apresentadas pelos alunos de graduação que participam de programas de intercâmbio acadêmico. "A UFPI tenta, na medida do possível, viabilizar que o aluno faça o teste de proficiência em língua estrangeira e auxilia na emissão do passaporte (ambos processos são realizados fora do Piauí)".

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz expõe as dificuldades que os alunos de graduação encontram durante o processo de seleção de bolsas para intercâmbio.

A assessora para assuntos internacionais, Prof.ª Dr.ª Érica Fontes, falou sobre as parcerias firmadas entre a UFPI e instituições de ensino internacionais, a grande demanda de alunos em busca do aperfeiçoamento em uma segunda língua e das ações que a UFPI desenvolve para atender essa procura.

Prof.ª Dr.ª Érica Fontes, assessora para assuntos internacionais, ao lado do assessor especial do governo do Piauí, Uwe Weibrecht

A embaixadora Ana Maria ouviu atenta as observações e mostrou-se compreensiva e solícita a estabelecer uma ponte entre a UFPI e os embaixadores dos países europeus. O reitor sugeriu a implantação do centro de línguas na universidade como ferramenta de capacitação para os futuros intercambistas.

É a primeira vez que o Estado recebe um embaixador da UE. A visita da embaixadora abre a possibilidade para futuros diálogos e a aproximação entre a UFPI e instituições de ensino europeias no intuito de fomentar o ensino e a pesquisa.

Reitor Luiz Júnior, embaixadora Ana Maria Zacarias e Pró-Reitor de Planejamento e Reitor eleito Prof. Dr. Arimatéia Dantas

Embaixadora da UE no Brasil, Ana Maria Zacarias apresenta ao reitor Luiz Júnior projetos desenvolvidos pela embaixada da União Europeia