Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI conhece pesquisas sobre Agricultura Irrigada em Redenção do Gurgueia
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI conhece pesquisas sobre Agricultura Irrigada em Redenção do Gurgueia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

FullSizeRender

Com o objetivo de aumentar o desenvolvimento de pesquisas na área da Agricultura, principalmente no que diz respeito à agricultura irrigada, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, visitou, no ultimo sábado (27), a fazenda Nossa Senhora de Fátima localizada no município de Redenção do Gurgueia (70 Km de Bom Jesus).

A fazenda é a primeira da região do Vale do Gurgueia a explorar grande culturas (Soja e Milho) com o uso da técnica da irrigação, a mesma já conta com aproximadamente 1000 hectares irrigados pelo sistema pivô central, possibilitando assim o cultivo de mais de duas safras por ano, além da garantia de boas produtividades. Pesquisas sobre adaptações de cultivares, plantas de coberturas, fertilidade do solo dentre outras questões que norteiam a realidade dos cultivos locais, são algumas das áreas nas quais a UFPI já atua diretamente na região, porem, vale ressaltar que esses estudos são realizados em plantios de sequeiro.

unnamed

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes.

Para o Reitor, “o Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da UFPI, tem proporcionado um grande desenvolvimento para a região sul do Estado”. Para ele, “a aplicação, na prática, do que se aprende na Universidade permite aos alunos, além de trocas de conhecimentos, a aplicação de técnicas cientificas à realidade local”.

IMG 8353

Diretor do CPCE, Stélio Bezerra

“Com os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação do Campo, a UFPI permite que as pesquisas de nossos estudantes contribuam para desenvolvimento da região, que tem como base econômica as produções agrícolas”, é o que garante o diretor do CPCE, Stélio Bezerra.

UFPI e Agricultura na região de Bom Jesus

Na região de Bom Jesus, o setor da agricultura trabalha com diversas formas de produção. Entre elas, o uso da irrigação e a agricultura de precisão que usam equipamentos de ultima geração, gerando maiores investimentos econômicos, consequentemente, reduz os riscos de perdas, maior produção, além do excelente valor agregado ao produto final.

 

IMG 8349

 Empresário e agricultor da fazenda Nossa Senhora de Fátima - Elói Pietá

Elói Pietá, empresário e agricultor da fazenda Nossa Senhora de Fátima, considerou que, mesmo com essas variações de produção comparando o cultivo sequeiro com o irrigado, a participação da Universidade junto ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de plantio tanto sequeiro como irrigado traz maior segurança para os agricultores. “Acreditamos que em dois anos, com a participação direta da UFPI, teremos um aumento significativo em nossas colheitas”, disse.

Hoje, a UFPI atua com pesquisa direta nas Fazendas Laranjeira, Celeiro Sementes, Grupo Ybby Agro, União, Bom Jardim e Nossa Senhora de Fátima, sendo que somente a ultima utiliza a técnica da irrigação, vale ressaltar que todas estas fazendas estão localizadas na região Sul do estado do Piauí.

Mais fotos:

IMG 8342

unnamed 3

unnamed 2

 

Fim do conteúdo da página