Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI conhece pesquisas sobre Agricultura Irrigada em Redenção do Gurgueia

FullSizeRender

Com o objetivo de aumentar o desenvolvimento de pesquisas na área da Agricultura, principalmente no que diz respeito à agricultura irrigada, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, visitou, no ultimo sábado (27), a fazenda Nossa Senhora de Fátima localizada no município de Redenção do Gurgueia (70 Km de Bom Jesus).

A fazenda é a primeira da região do Vale do Gurgueia a explorar grande culturas (Soja e Milho) com o uso da técnica da irrigação, a mesma já conta com aproximadamente 1000 hectares irrigados pelo sistema pivô central, possibilitando assim o cultivo de mais de duas safras por ano, além da garantia de boas produtividades. Pesquisas sobre adaptações de cultivares, plantas de coberturas, fertilidade do solo dentre outras questões que norteiam a realidade dos cultivos locais, são algumas das áreas nas quais a UFPI já atua diretamente na região, porem, vale ressaltar que esses estudos são realizados em plantios de sequeiro.

unnamed

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes.

Para o Reitor, “o Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da UFPI, tem proporcionado um grande desenvolvimento para a região sul do Estado”. Para ele, “a aplicação, na prática, do que se aprende na Universidade permite aos alunos, além de trocas de conhecimentos, a aplicação de técnicas cientificas à realidade local”.

Diretor do CPCE, Stélio Bezerra

“Com os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação do Campo, a UFPI permite que as pesquisas de nossos estudantes contribuam para desenvolvimento da região, que tem como base econômica as produções agrícolas”, é o que garante o diretor do CPCE, Stélio Bezerra.

UFPI e Agricultura na região de Bom Jesus

Na região de Bom Jesus, o setor da agricultura trabalha com diversas formas de produção. Entre elas, o uso da irrigação e a agricultura de precisão que usam equipamentos de ultima geração, gerando maiores investimentos econômicos, consequentemente, reduz os riscos de perdas, maior produção, além do excelente valor agregado ao produto final.

Empresário e agricultor da fazenda Nossa Senhora de Fátima - Elói Pietá

Elói Pietá, empresário e agricultor da fazenda Nossa Senhora de Fátima, considerou que, mesmo com essas variações de produção comparando o cultivo sequeiro com o irrigado, a participação da Universidade junto ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de plantio tanto sequeiro como irrigado traz maior segurança para os agricultores. “Acreditamos que em dois anos, com a participação direta da UFPI, teremos um aumento significativo em nossas colheitas”, disse.

Hoje, a UFPI atua com pesquisa direta nas Fazendas Laranjeira, Celeiro Sementes, Grupo Ybby Agro, União, Bom Jardim e Nossa Senhora de Fátima, sendo que somente a ultima utiliza a técnica da irrigação, vale ressaltar que todas estas fazendas estão localizadas na região Sul do estado do Piauí.

Mais fotos:

unnamed 3