Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC participa do I Seminário Integrador promovido pela Pós-Graduação em Enfermagem UFPI

Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 10h10

No dia 18 de dezembro de 2023, o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) participou do evento I Seminário Integrador – PPGENF/UFPI com o tema: “Educação Inclusiva no Ensino Superior: Desafios e perspectivas para a formação e atuação docente”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGENF-UFPI).

O evento foi idealizado pelas docentes Grazielle Roberta Freitas da Silva e Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle e pelos alunos de doutorado da disciplina de Fundamentos didático-pedagógicos para formação do professor-pesquisador do PPGENF-UFPI.

O evento foi de grande relevância por viabilizar a discussão sobre a inclusão educacional da pessoa com deficiência no Ensino Superior de modo a contemplar a participação e troca de saberes entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais ligados à temática.

Na oportunidade, esteve presente a servidora Rafaella Santiago, representando o NAU, compondo uma das mesas com o tema: “Educação Inclusiva: panorama, aspectos políticos e atuação do Núcleo de Acessibilidade da UFPI”. A mesa buscou trazer o esclarecimento de conceitos, panorama de legislações nacionais sobre a educação inclusiva no Brasil e no Ensino Superior, esclarecer sobre adaptação curricular e Desenho Universal de Aprendizagem, assim como, apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelo Núcleo e esclarecer a Resolução CEPEX/UFPI Nº 076/2019, que ampara o público-alvo da educação especial na instituição.

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpgDescrição da imagem: Imagem em plano horizontal com 19 pessoas dispostas lado a lado em um palco de auditório, algumas estão sentadas na ponta do palco e outras estão em pé. Todas sorrindo em direção à câmera. Ao fundo, uma parede amarela e uma tela de projeção de Datashow branca.