Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Serviço Pedagógico - SEPE

Imprimir
Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 10h09

1. Descrição

É o serviço que presta atendimento, acompanhamento e orientação educacional aos estudantes vinculados aos benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC, bem aos demais estudantes da comunidade universitária desta Instituição.

2. Objetivo

Auxiliar pedagogicamente os estudantes desta instituição, com a finalidade de que estes concluam seus cursos com êxito, minimizando as retenções e eliminando as possibilidades de evasão.

3.Público-Alvo

Estudantes beneficiados pelos programas da PRAEC e demais estudantes desta instituição.

4. Pré-requisitos

Está vinculado aos programas da PRAEC; ser estudante desta instituição.

 

5. Pedagogos Responsáveis

NOME TELEFONE E-MAIL

1

2

3

 

Cremilda Monteiro Lima

José Ferreira Júnior

Maria Celes M. do  Monte
(86) 3215-5642

 

 

6. Fluxo Geral do SEPE

 

6.1 ACESSO

 

a) Ingresso nos benefícios os estudantes receberão do Pedagogo do Serviço orientações acerca do acompanhamento e dos critérios para permanência em cada programa. É realizada a análise do histórico e registro do índice de rendimento acadêmico (IRA) do último semestre cursado. Se apresentarem baixo rendimento terão agendados atendimento individual e conforme cada situação poderão ser encaminhados a serviços internos de apoio ao estudante ou externos, conforme a necessidade.

b) Encaminhado por Outros Serviços/Coordenações para os estudantes encaminhados é agendado um atendimento individual. Este é realizado de acordo com sua disponibilidade de horário. Considerando a situação apresentada, são feitas orientações pedagógicas e, se necessário, há encaminhamento para serviços internos de apoio ao estudante ou externos, conforme a necessidade.

 

c) Estudante de demanda espontânea seguem os passos descritos no item b.

 

6.2 ATENDIMENTO

De modo geral, o atendimento é realizado analisando a situação acadêmica do estudante e, segundo a necessidade, é agendado um atendimento individual. No caso de estudantes vinculados aos benefícios da PRAEC, são repassadas orientações relativas às normas para a permanência em cada programa.

Atendimento Individual – destina-se aos estudantes com baixo rendimento acadêmico ou outras necessidades educacionais. Nele é feita uma escuta da situação do estudante. Em seguida, é aplicado um questionário de sondagem sobre seus hábitos de estudos. A partir deste questionário são feitas orientações pedagógicas e construído um plano de estudo adequado às suas necessidades.

 

6.3 ENCAMINHAMENTO A SERVIÇOS INTERNOS DE APOIO AO ESTUDANTE OU EXTERNOS

 

Realiza-se após análise da situação do estudante, quando é verificada a necessidade de apoio de outros profissionais. O encaminhamento pode ser direcionado a serviços de apoio internos desta instituição, bem como, a serviços externos.

7. Fluxograma do processo

 

floxograma_pedagócico.jpg

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página