Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU PARTICIPA DE PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE ODONTOLOGIA

Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 16h58

No dia 15 de dezembro no Auditório do Curso de Odontologia ocorreu o primeiro módulo do Curso de Extensão “Educação inclusiva no ensino de graduação em Odontologia: desafios e possibilidades” coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Viana e tem como objetivo discutir sobre desafios e possibilidades da educação inclusiva de pessoas com deficiência no curso de Odontologia da UFPI.
Esse primeiro momento foi ministrado pela Assistente Social do NAU, Thaís Guimarães e pela Pedagoga do NAU, Dilma Andrade com o tema: Base legal e normativas que amparam a educação superior inclusiva na UFPI. Abordaram sobre a trajetória histórica dos direitos da pessoa com deficiência e como esses fundamentos legais contribuíram para criação da Resolução 076/2019 CEPEX/UFPI que ampara os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação no âmbito da graduação da Universidade Federal do Piauí.
Foi um encontro riquíssimo de troca de experiências, das vivências em sala de aula, de divulgação das ações do Núcleo de Acessibilidade da UFPI e de reflexão sobre a inclusão educacional de estudantes com deficiência no ensino superior, além do impacto e os diferentes desafios à prática docente.

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpgDescrição da imagem: fotografia em plano horizontal, possuindo pessoas em pé formando um círculo. Elas seguram bombons e estão participando de uma dinâmica. No centro do círculo possui uma fileira de cadeiras azuis, ao fundo possui uma porta de acesso ao auditório e na lateral esquerda uma mesa com toalha branca e cadeiras azuis e a imagem do slide de apresentação com fundo branco e o seguinte texto: Base legal e normativas que amparam a educação superior inclusiva na UFPI.

2_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpgDescrição da imagem: fotografia em plano horizontal, possuindo duas pessoas em pé, as palestrantes Dilma e Thaís e três pessoas sentadas de frente delas. Ao fundo possui uma mesa com toalha branca e cadeiras azuis e a imagem do slide de apresentação com fundo branco e o seguinte texto: Lei da Acessibilidade – 10.098/2000 e Lei da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – 10.436/2002.

3_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpgDescrição da imagem: fotografia em plano horizontal possuindo 22 pessoas a maioria está em pé, todos sorriem para a foto. Ao fundo há  uma tela de projeção retrátil na cor branca.