Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC – Participa do Congresso Brasileiro Brasileiro de Educação Especial (CBEE).

Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 11h13

Nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, sediou o 10o Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), esteve presente, representado pela coordenadora e assistente social Rafaella Santiago e a pedagoga Maria Dilma Andrade.
O evento foi de fundamental importância para a atualização da equipe acerca da educação inclusiva no Brasil, através da participação em palestras e oficinas, assim como para troca de experiências e socialização das ações da UFPI no 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) 2023 e Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (XIII ENPEE) em São Carlos-SP. Este é o mais importante evento brasileiro da área de educação inclusiva, onde se articulam ações no Ensino Superior, possibilitando a troca de experiências e conhecermos o que outras universidades têm realizado nos Núcleos de Acessibilidade, assim como o que as demais instituições de educação têm realizado nos demais níveis de ensino.
A equipe participou dos minicursos “Desenho Universal pra aprendizagem (DUA): uma introdução para a prática” e “Protocolo de Análise Documental em Políticas de Educação Especial”.
O NAU realizou a apresentação do trabalho "Projeto Flor de Mandacaru: construindo autonomia e cuidado com mães de estudantes com Deficiência” no dia 17 de novembro de 2023. O Projeto Flor de Mandacaru tem o objetivo de promover rodas de conversas e oficinas de saberes e produção criativa com mães dos/as estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto foi bem avaliado e parabenizado pela sua dimensão de abrangência e finalidade.

nau_1_copy.jpg

Descrição da imagem: Imagem em plano vertical com um banner ao centro e, nas laterais deste, duas mulheres em pé, a assistente social Rafaella Santiago na lateral esquerda e, na lateral direita, a pedagoga Maria Dilma Andrade. Na lateral esquerda da fotografia, uma parede com azulejos em tons de verde claro e escuro e branco.

nau_2_copy.jpg

Descrição da imagem: Fotografia em plano aberto e horizontal com mais de 30 pessoas dispostas em uma sala de aula, lado a lado, em pé ou agachadas, sorrindo para a câmera. Ao fundo da sala de aula, uma parede branca com quadro verde, caixas de som e uma tela branca com a projeção do slide do minicurso “Protocolo de Análise Documental em Políticas de Educação Especial”.

nau_3_copy.jpg

Descrição da imagem: Fotografia em plano vertical com três pessoas sentadas e dialogando em um semicírculo de cadeiras azuis. A pessoa ao centro da imagem utiliza um notebook cinza. Ao fundo, uma parede branca e outras pessoas que estão na sala de aula.