Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC realiza o Encontro Anual do Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí

Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h01

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) realizou no último dia 19 e 20 de setembro de 2023, na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco, o Encontro Anual do Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí com reunião entre os membros e interessados na temática e em ações de fomento à leitura e contou com a representante da Dorina Nowill São Paulo, Maria Melo.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto encabeçado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos de São Paulo que visa estreitar as relações entre professores, educadores, bibliotecários leitores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras, organizações sociais, dentre outros, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. O NAU é parceiro desta ação desde o início das suas atividades como Núcleo na instituição, assim como outras instituições governamentais e não governamentais externas.

No dia 19 de setembro a programação da manhã contou com momento de exposição sobre as visitas institucionais realizadas durante o mês de agosto e setembro a fim de mobilização de novos parceiros para a rede e de fomento à realização de cadastro na Dorinateca. No segundo momento da manhã, foi aberto para apresentação e debate com os participantes, a fim de traçar ações de fomento à leitura para execução em 2024. No turno da tarde, foi dada continuidade ao debate e exposições de ideias, assim como realização dos registros pelos membros.

Imagem1 NAU 29 09

Descrição da imagem: Fotografia em plano horizontal com duas mulheres dispostas em pé dialogando com uma plateia a sua frente e, logo atrás, um painel branco com projeção de slides, uma parede branca de divisórias e na lateral esquerda da foto uma mesa com toalha azul com garrafas de café e de água.

No dia 20 de setembro a programação contou com a participação do Projeto “Biblioteca Móvel: levando a leitura para todos os lugares” desenvolvido pela Profª. Drª. Ana Gabriela Fernandes da Universidade Estadual do Piauí de Campo Maior. Na oportunidade foi apresentado o projeto e aberto para debate e sugestões.

Imagem2 NAU 29 09

Descrição da imagem: Fotografia em plano vertical com uma mulher apresentando para uma plateia em pé no centro da imagem e disposta de costas para a fotografia. Ao fundo, está a plateia sentada em cadeiras verdes e azuis e disposta em formato de círculo de frente para a palestrante. Ao fundo da plateia, paredes brancas de divisórias.

No segundo momento da manhã, ocorreu a oficina de Audiodescrição ministrada pelo Instituto Comradio e Projeto Mulheres de Visão, através do presidente Iraildon Mota. A oficina contou com exposição dinâmica do conteúdo e vivência pelos espaços da biblioteca a fim de aplicabilidade dos conhecimentos teóricos apresentados.

Imagem3 NAU 29 09

Descrição da imagem: Fotografia em plano vertical aberto de uma sala de aula com 8 pessoas sentadas em cadeiras verdes formando uma roda no centro da sala. Ao fundo, algumas cadeiras, verdes e azuis vazias e paredes brancas.

No turno da tarde, foram realizadas visitas institucionais com a representante da Fundação Dorina Nowill à Biblioteca Comunitária do Angelim “Ler é preciso – Bruno Soares” com a presença do presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Srº. Manoel Bezerra da Silva Neto (Neto do Angelim) e à Biblioteca Cromwell de Carvalho com a presença da diretora Renata Alves.

Imagem4 NAU 29 09

Descrição da imagem: Fotografia em plano vertical fechado em uma sala de uma biblioteca com 7 pessoas sentadas em uma mesa redonda azul e sorrindo para a câmera. Na mesa estão dispostos alguns livros. Ao fundo, parede azul e estantes de livros dispostas em todas as paredes aparentes.

Imagem5 NAU 29 09

Descrição da imagem: Fotografia em plano horizontal com 5 pessoas dispostas em pé dialogando em uma sala de uma biblioteca e uma delas fotografado. Ao fundo paredes brancas com estantes guarda volume coloridas e outras estantes de livros. Mesa e cadeiras vermelhas infantis ao fundo e desenhos infantis no alto da parede.