Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Inscrições abertas para o projeto de extensão Sala de Ações UFPI

Inscrições abertas para o projeto de extensão Sala de Ações UFPI

Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 15h18

Iniciativa extensionista interdisciplinar que reúne estudantes das mais diversas áreas, além da participação da comunidade externa à Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto de extensão Sala de Ações busca estudar, analisar e divulgar informações sobre o mercado financeiro e de capitais brasileiro. O projeto, em seu terceiro ano na UFPI, é coordenado pelo Prof. João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento e está com inscrições abertas.

Para participar da Sala de Ações, os alunos da UFPI podem realizar suas inscrições no módulo de Extensão do SIGAA. Para interessados externos à UFPI, o formulário de inscrição está disponível aqui, com prazo até o dia 1º de março de 2024. Os encontros semanais, majoritariamente em formato remoto, têm início programados para o dia 16 de março de 2024.

Foto_João_Hipólito_1.jpg

Coordenador do Projeto de Extensão, Prof. João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento

De acordo com o professor João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, participar da Sala de Ações é uma oportunidade valiosa para todos os estudantes que buscam aprimorar sua formação acadêmica e se destacar no mercado de trabalho, independentemente da área específica de estudo. “O projeto é um investimento no desenvolvimento de competências que transcendem as fronteiras disciplinares e preparam os participantes para enfrentar os desafios de forma abrangente e inovadora”, afirma.

Antonio_Vinicius_II.jpg

Coordenador Adjunto, Prof. Antônio Vinícius Oliveira Ferreira

O coordenador Adjunto, Prof. Antônio Vinícius Oliveira Ferreira, ressalta a extrema relevância do projeto para a formação discente, proporcionando uma vivência real das rotinas de uma casa de análise do mercado financeiro. “Os alunos têm a oportunidade de participar de células especializadas, como Educação Financeira, Análise Fundamentalista, Análise Técnica, Gestão de Risco e Análise Macroeconômica”, acrescenta.

Thiago_Gomes_1.jpeg

Professor colaborador, Thiago Gomes

Segundo o professor colaborador, Thiago Gomes, o projeto é uma oportunidade única para os alunos construírem uma vida financeira sólida e se aproximarem das oportunidades do mercado de trabalho. Ele enfatiza que fazer parte deste projeto é integrar-se ao mercado financeiro ainda durante a graduação.

Diego.jpeg

Professor colaborador, Diego Santos

Já para o professor colaborador, Diego Santos, ao proporcionar um ambiente multidisciplinar, a Sala de Ações estimula a troca de conhecimentos entre alunos das mais diversas áreas, promovendo a formação dos participantes com uma compreensão mais abrangente e integrada do mercado financeiro e de capitais brasileiro. “Independentemente da área de formação, os discentes têm a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como análise crítica, liderança, gestão de equipes e tomada de decisões fundamentadas”, relata.

Juliana_copy.jpeg

Professora colaboradora, Juliana Reis

Atividades e Consolidação:

Com encontros semanais aos sábados à tarde, das 14h às 16h, a Sala de Ações UFPI entra no seu segundo ano, consolidando seu grupo de docentes e monitores. O grupo também expandiu sua presença nas redes sociais, principalmente no Instagram (@vitiufpi), para ampliar o alcance e compartilhar conhecimentos.

I Simpósio Sala de Ações UFPI - 2024:

Destaca-se que, no segundo semestre de 2024, será realizado o I Simpósio Sala de Ações UFPI. O evento tem como objetivos discutir estratégias de investimentos, métodos de alocação em renda variável e estimular a produção científica para auxiliar investidores e corretoras, proporcionando uma formação acadêmica alinhada com as demandas do mercado financeiro.