Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREX > V SIUFPI destaca Sustentabilidade e Inovação; evento ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro
Início do conteúdo da página

V SIUFPI destaca Sustentabilidade e Inovação; evento ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro

Imprimir
Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h08

Destaque_SITE_UFPI_1.png

Com o tema “Sustentabilidade e inovação: o futuro já começou”, será realizada a 5ª edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) entre os dias 20 e 24 de novembro. Este ano, fazendo jus à temática pretendida, a ideia é ressaltar a busca pelo novo, como ação essencial para a promoção do desenvolvimento científico alinhado às políticas ambientais e climáticas, questão crucial nos últimos anos. 

As inscrições para o V SIUFPI estarão disponíveis a partir do dia 1º de novembro. Como novidade, este ano congregará 11 eventos presenciais simultâneos, que devem reunir dezenas de conferencistas, palestrantes, debatedores e expositores. Além disso, todos os trabalhos aprovados pela comissão do evento durante o período de submissão serão publicados em formato de resumo expandido. Na oportunidade, as melhores produções científicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão serão premiados por suas respectivas contribuições à sociedade acadêmica e externa. 

O prazo para a submissão de trabalhos no SIUFPI 2023 iniciou no dia 22 de setembro e segue até 23 de outubro. Vale lembrar que, para participar do evento é obrigatória a submissão dos artigos pelos coordenadores e alunos contemplados com bolsa na Universidade, nos termos do edital pretendido. Ressalta-se ainda que a comunidade externa também pode realizar o procedimento para a apresentação de pesquisas na ocasião.

O SIUFPI 2023 será formado por grandes seminários, são eles: XXXII Seminário de Iniciação Científica; XV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; VII Ciclo de palestras da PRPG; XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX); IX Mostra de Comunidades; VII Encontro de Iniciação à Docência; IV Seminário de Residência Pedagógica; X Seminário de Assistência Estudantil; e IV Seminário de Ensino de Graduação.

DSC_0007_compressed.JPG

Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Déborah Dettmam, fala sobre o SIUFPI 2023

"O SIUFPI, hoje, talvez seja o maior evento acadêmico do Piauí. Nós temos em média mais de cinco mil inscrições,  além de mais de mil e quinhentos trabalhos submetidos todos anos", relatou entusiasmada a Pró-Reitora de Extensão e Cultura(PREXC), Déborah Dettmam, que pontuou ainda a pretensão de que em todas as edições o evento possa continuar crescendo. “A temática deste ano está muito relacionada com o fato de que não existe inovação, se não houver também sustentabilidade e vice-versa. Tudo aquilo que paralisa, é fadado a morrer. Então, a inovação, o descobrimento, trazer novas tecnologias e descobertas, são necessários para o desenvolvimento científico. E nós queremos trazer esse assunto, de como as novas tecnologias estão auxiliando o saber científico e como ele pode vir de maneira contínua e perpétua para estar sempre se aperfeiçoando”, ressaltou. 

Durante o SIUFPI, os participantes poderão conhecer os trabalhos desenvolvidos durante o ano todo pelos alunos da Universidade, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Destacam-se projetos de iniciação científica e docência, projetos de extensão, mostras de comunidades, artigos científicos, dissertações e teses que condensam a riqueza do saber construído e compartilhado pelo corpo docente e estudantil da instituição. "Os melhores trabalhos de Graduação, Mestrado, Doutorado, ou seja, aquilo que se produziu de melhor na Universidade, chega ao momento final durante o SIUFPI, onde temos a oportunidade de mostrar à comunidade o que realizamos dentro da academia”, disse a Pró-reitora.

De acordo com Dettmam, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) é responsável pela realização desses eventos na Universidade desde 2021. Destaca a Comissão do SIUFPI, que é fruto do trabalho de diversos professores, os quais representam todas as unidades da Universidade, além de auxiliarem o comitê a tomar decisões. Para ela, a ideia é fazer com que o evento possa futuramente acontecer não apenas em Teresina, mas também nos campi de Bom Jesus, Floriano e Picos.

As informações sobre o evento, plataforma de submissão e editais estão disponíveis no site oficial do evento.

Fim do conteúdo da página