Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Professor do Campus de Picos desenvolve Projeto de Energia Solar em escola do campo

Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 11h16

Artes_para_Destaques_para_o_site_2.jpg

O Projeto com Energia Solar intitulado “Sistema Fotovoltaico de Bombeamento para irrigação em horta como proposta de Ensino de Física” realizou na quarta-feira (23) uma série de atividades na Escola Municipal Francisco Jeremias no Povoado Samambaia.

A ação teve por finalidade trabalhar o uso da energia solar em Sistema Fotovoltaico de Bombeamento (SFB) para irrigação em horta comunitária, através de maquetes, pensadas, arquitetadas e construídas pelos alunos do curso LEDOC/Ciências da Natureza do Programa Residência Pedagógica e do Tempo Comunidade da disciplina de Física no Campus de Picos da UFPI.

IMG-20230824-WA0028.jpg

Residentes apresentando informações aos alunos da Rede Municipal de Ensino

Tendo ainda como objetivo contribuir para o ensino de Física e difundir o conhecimento sobre energia solar na região de Picos (PI), principalmente nas escolas do campo e no contexto do Programa Residência Pedagógica.

IMG-20230824-WA0032.jpg

A ação foi voltada para alunos do Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano

O início do projeto se deu com o minicurso ministrado pelo Prof. Fábio Soares da Paz intitulado “Introdução a Energia Solar Fotovoltaica: O Sistema Fotovoltaico de Bombeamento”.

Conforme o docente Fábio Soares da Paz, o Curso oportunizou aos alunos conhecimento sobre a energia solar fotovoltaica com interface na aplicação/montagem/funcionamento de um Sistema Fotovoltaico de Bombeamento com a montagem em oficina didática que mostrou, por meio da prática, um sistema real de bombeamento fotovoltaico, seguido da produção de maquetes, que serão apresentadas nas escolas do campo na 2ª parte do projeto.

A Escola Municipal Francisco Jeremias no Povoado Samambaia foi a primeira a receber o projeto. O grupo foi orientado pelos professores Fábio Soares da Paz (docente orientador do Programa Residência Pedagógica - PRP) e professor Odonilson Aristeu da Costa (preceptor do Programa Residência Pedagógica – PRP e professor da Escola).

Os Residentes (alunos da LEDOC/CN) Mayse Valnise Teixeira Irineu e Marcos Vinícius Andrade apresentaram em palestra os princípios da Energia Solar Fotovoltaica com ênfase no Sistema Fotovoltaico de Bombeamento para os alunos do Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano.

IMG-20230824-WA0035.jpg

Residente Lucas Ariel apresentando sobre o funcionamento

Após a apresentação (teórica) da Energia Solar Fotovoltaica com ênfase no Sistema de Bombeamento Fotovoltaico para irrigação, o residente Lucas Ariel de Sousa Aguiar apresentou o funcionamento da maquete didática para os alunos.