Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Projeto de extensão do campus de Picos estimula a preservação de abelhas

Projeto de extensão do campus de Picos estimula a preservação de abelhas

Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 11h15

Artes_para_Destaques_para_o_site_6.png

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) sediou nos dias 21, 22 e 23 de agosto o Curso Básico de Meliponicultura. A capacitação foi ofertada através do Projeto de Extensão "Espaço de Conservação das abelhas do Semiárido (e-Casa): Polinizando saberes sobre as abelhas na cidade do mel". O curso teve como participantes alunos da Ledoc, Biologia e Nutrição, discentes de agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além de meliponicultores e meliponicultoras (criadores de abelhas sem ferrão) de Itainópolis, Wall Ferraz e Massapê do Piauí.

IMG-20230823-WA0013.jpg

O projeto cadastrado na PREXC estimula a preservação de abelhas.

Segundo a coordenadora do Projeto, professora Juliana Bendini, o semiárido piauiense tem na criação das abelhas Apis mellifera, a apicultura, uma de suas principais atividades econômicas. No entanto, as abelhas nativas sem ferrão e solitárias passam despercebidas pela maioria das pessoas. “O objetivo da presente proposta é desenvolver atividades educativas sobre a biologia, a diversidade e a criação das abelhas nativas sem ferrão. Espera-se que essas ações contribuam para a conservação dessas abelhas nativas da Caatinga”, destaca a docente.

IMG-20230824-WA0008.jpg

Engenheira Agrônoma Dalila Menezes

Conforme a ministrante do curso, Engenheira Agrônoma Dalila Oliveira de Meneses, a capacitação desperta a atividade racional da criação de abelhas nativas sem ferrão e, principalmente, as da caatinga, as quais têm um grande potencial e poucas pessoas desconhecem essa informação.

“No curso, trabalhamos sobre a importância das abelhas, tendo em vista que as nativas, em especial, são mais seletivas e sensíveis às questões ambientais que estão acontecendo, como o desmatamento e o uso do agrotóxico. Além disso, abordamos a questão do ninho, de como é encontrado na natureza e como podemos manejar num modelo de caixa racional, a legislação sobre a criação de abelhas nativas, bem como o manejo do Meliponário. É o início de uma atividade que exige muita informação”, disse.

IMG-20230823-WA0016.jpg

Dinâmica educativa sobre as abelhas

Carpegiam Fernandes da Silva participou do curso e relata que a capacitação foi muito interessante, assim como importante para os produtores que já trabalham com a abelha Apis mellifera terem a oportunidade  de aprenderem sobre as abelhas sem ferrão.“Já é a terceira vez que participo no E-casa de cursos ofertados, e toda vez que tem esses eventos, a professora Juliana me convida e eu sempre venho, porque eu sei que é de grande valia e entendimento”.

IMG-20230823-WA0019.jpg

Alunos da Rede municipal de ensino no e-Casa. Reprodução: E-Casa

Como parte do curso, foi trabalhado o conteúdo da conservação por meio da educação ambiental e nesse contexto, estiveram, no dia 22 de agosto, no e-Casa, 72 crianças e 8 pessoas da equipe pedagógica da Escola municipal Borges de Sousa situada no Povoado Umari (área Rural de Picos-PI).