Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREG > PREG promove capacitação das bancas de heteroidentificação 2024
Início do conteúdo da página

PREG promove capacitação das bancas de heteroidentificação 2024

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 10h04

WhatsApp Image 2024 01 23 at 09.05.55

 

Ao longo desta terça-feira, 23 de janeiro, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí (PREG/UFPI) realiza capacitação das bancas de heteroidentificação 2024. A atividade tem por intuito capacitar docentes, pós-graduandos, técnico-administrativos do quadro da UFPI e de outras Instituições de Ensino Superior para atuarem nas bancas de heteroidentificação complementares à autodeclaração como pessoa negra (preta ou parda), referentes aos processos seletivos. O evento conta com a participação de 109 inscritos 

Na oportunidade, estiveram presentes na solenidade de abertura a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais (CSPE/PREG), Willian Mikio Kurita Matsumura; a pedagoga, membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo Roda Griô/GEAfro/UFPI, Odilanir de Oliveira Leão.

A discussão com o tema “As Cotas Étnico-Raciais e as Bancas de Heteroidentificação” abriu as atividades da programação. O debate foi conduzido pela bibliotecária, membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo de Pesquisa Roda Griô/GEAfro/UFPI, Caryne Maria da Silva Gomes.  A mediação ficou a cargo do professor Willian Mikio Kurita Matsumura.

Na sequência, “O sentido da Heteroidentificação nas Políticas de Ações Afirmativas para Pessoas Negras: Pretas e Pardas” ministrada pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Adilson Pereira dos Santos. A mediação ficou a cargo da membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo Roda Griô/GEAfro/UFPI, Odilanir de Oliveira Leão.

Já no turno da tarde, a discussão dialogada número 3 terá como tema “Constitucionalismo Plural: as assimetrias simbólicas e materiais injustas como justificação das cotas raciais na pós-graduação” conduzida pelo Doutorando e Mestre Bacharel em Direito, Lucas Vinícius Viana dos Santos Ribeiro. A mediação ficará a cargo da membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo de Pesquisa Roda Griô/GEAfro/UFPI, Caryne Maria da Silva Gomes. 

Por último, o debate “Políticas de Ações Afirmativas e Controle Social dessas Políticas” será ministrado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa, Sales Augusto dos Santos. A discussão será mediada pela professora Ana Beatriz Gomes. 

Confira a programação completa.

WhatsApp Image 2024 01 23 at 09.06.37

Fim do conteúdo da página