Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREG > UFPI disponibiliza acompanhamento psicológico ao longo do ano para comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página

UFPI disponibiliza acompanhamento psicológico ao longo do ano para comunidade acadêmica

Imprimir
Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 15h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) disponibiliza, todo ano, acompanhamento psicológico para estudantes regularmente matriculados na Instituição. O serviço serve como um auxílio para a qualidade de vida dos alunos nesse período de dedicação aos estudos. No contexto da campanha Janeiro Branco, que surgiu no Brasil com o psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, em 2014, e tem como objetivo principal alertar sobre a saúde mental, a UFPI chama atenção da comunidade acadêmica se voltar para o tema, buscando o suporte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) sempre que necessário.

Segundo o psicólogo da PRAEC, Carlos Eduardo Leal, a Universidade desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde mental de maneira integrada à assistência estudantil da Instituição. “É importante destacar que a assistência estudantil visa atender aos objetivos estabelecidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PENAES), entre os quais o enfrentamento da retenção e da evasão acadêmica. A assistência estudantil é direcionada em caráter de prioridade para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Desta forma, temos o serviço de apoio psicológico, de psicologia escolar e educacional, que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes da UFPI e com a efetivação dos objetivos educacionais estabelecidos pela nossa Instituição”, descreveu.

O serviço de apoio psicológico desenvolve atividades diversas, entre as quais há o atendimento psicológico individual que o estudante pode solicitar por meio da PRAEC. “Ele tem direito a este atendimento, na modalidade breve, é um atendimento que se configura como escuta e aconselhamento psicológico. Além do atendimento individual, o serviço de apoio psicológico desenvolve também atividades coletivas, de caráter educativo junto aos centros de ensino, de maneira integrada e articulada às coordenações de curso, trabalhando temáticas diversas que têm uma relação direta ali com a área”, relatou o psicólogo Carlos Eduardo Leal.

O psicólogo Magno Lima do HU-UFPI/Ebserh afirma que o Janeiro Branco é voltado para despertar uma tomada de consciência das pessoas para mudar as próprias atitudes em relação à saúde mental, já que de acordo com a OMS, pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo que as pessoas que não as possuem. Ele também comenta sobre a contribuição do Hospital Universitário na busca por essa conscientização. "O HU-UFPI busca contribuir com a transformação da saúde mental da população através da oferta de atendimento psicológico e psiquiátrico, seja no ambulatório ou na internação, para ajudar as pessoas a lidarem com os afetos, os conflitos e as tensões de seus relacionamentos, atividades e responsabilidades inerentes à vida. Também busca colaborar na discussão com os Governos, com a comunidade e com as Universidades, outros determinantes da saúde mental e propôr ações que a integrem nos cuidados primários em saúde.

Para solicitar o atendimento psicológico, o estudante deve enviar um e-mail para , anexando ao e-mail o comprovante de matrícula.

Fim do conteúdo da página