Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Pesquisa da UFDPar sobre a Língua CENA de Várzea Queimada – PI publicará o 1º dicionário do mundo entre duas línguas de sinais.

Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 14h48

O professor e pesquisador Dr. Anderson Almeida da Silva, do curso de Biologia da UFDPar, desenvolve um projeto de pesquisa intitulado “Léxico e gramática da CENA: a língua dos surdos da várzea Queimada (PI)”. Esse estudo conta com a colaboração dos professores Dr. Ronald Taveira da Cruz do curso de Psicologia e Dr. Glauber Lima Moreira do curso de Turismo, ambos servidores da UFDPar, Dr. Andrew Nevins (UFRJ/UCL), Nádia Fernanda Araújo (UFPI-Picos), Jó Carlos Neves Freitas, servidor técnico da UFDPar e Diane Stoianov, da University College London.

O estudo tem por objetivo fazer uma análise léxica da língua criada por uma comunidade de surdos na cidade de Várzea Queimada, no estado do Piauí. A língua é considerada autóctone, ou seja, uma língua criada sem a influência de uma outra língua. A língua está em uso, por aproximadamente, 70 anos e as visitas à comunidade começaram em 2017. Esse projeto foi destaque no programa Fantástico em 2022, além de ter artigos publicados em revistas Qualis A1 e revistas internacionais. O pesquisador teve também um Signopsis e um poster aprovados para o Theoretical Issues on Sign Language Research-14 que é o maior congresso na área de língua de sinais do mundo e que ocorrerá em setembro deste ano, no Japão. O dicionário CENA-LIBRAS, em desenvolvimento na UFDPar, será o 1º dicionário do mundo entre duas línguas de sinais.

Além deste projeto, o professor possui dois outros projetos cadastrados na PROPOPI: “Sistema de comunicação manual emergente visual e tátil de uma família de surdos (Buriti dos Lopes – PI)” e “Comparação no desempenho em tarefas de memória operacional em ouvintes não aprendizes, aprendizes e fluentes de libras como L2”. Todos estes projetos contam com a participação de 3 alunos de IC: Mikaella Cerqueira (Pedagogia) e João Pinto (Psicologia), voluntários e Lorrane Pinto de Mesquita (Biologia), bolsista.

Para mais informações:
lattes: http://lattes.cnpq.br/1837778435254840