Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Painel Epidemiológico da COVID-19 UFDPar

Painel Epidemiológico da COVID-19 UFDPar

Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 12h04
A Comissão de Monitoramento em Saúde apresentou hoje, dia 08 de Julho de 2022,  o Painel Epidemiológico da COVID-19 da UFDPar do mês de Junho. Também divulgou uma parcial dos dados do dia 01 ao dia 08 de Julho.

No mês de Junho foram notificados através de formulário específico, 23 casos, sendo 17 entre suspeitos e confirmados, e 6 casos de contactantes  de caso de COVID.
Os dados parciais de julho mostram que houve aumento dos casos. Ao todo foram notificados 95 casos, sendo 27 confirmados, 12 suspeitos e 54 contactantes de caso suspeito ou confirmado de COVID-19. Todos os casos notificados em julho estão vacinados.

O momento epidemiológico atual da COVID-19 em Parnaíba tem se caracterizado por um alto número de infecções e de casos, mas com repercussão incipiente sobre as hospitalizações (casos graves) e mortes – como provável reflexo da imunização. Apesar do aumento expressivo dos casos na universidade, a comunidade acadêmica deve ficar tranquila, pois não houve concentração de casos em um único curso ou setor.

De acordo com a NOTA DE ORIENTAÇÃO SOBRE AFASTAMENTO DE CASOS SUSPEITOS E/OU CONFIRMADOS DE COVID 19 NA UFDPar - 2ª versão, apenas se ocorrerem três ou mais casos confirmados de COVID na mesma turma, em estudantes que estiveram presentes nas aulas, dentro de um intervalo de 14 dias, é que as aulas de toda a turma deverão  ser suspensas por 7 dias.

A Comissão de Monitoramento em Saúde, acompanha diariamente os casos através do Formulário de Vigilância Epidemiológica de Casos de COVID-19 UFDPar e irá liberar todas as segundas-feiras o painel epidemiológico dos casos da semana anterior.

Nesse momento é importante reforçar os cuidados e o uso da máscara é essencial para prevenção da infecção.  A utilização da máscara está diretamente relacionada ao combate ao coronavírus, pois ela ajuda a bloquear as gotículas que carregam o vírus que saem da boca e do nariz das pessoas infectadas quando elas tossem, espirram ou falam.  A máscara serve como um bloqueio para que o vírus não seja transmitido para outra pessoa nem contamine objetos por perto.