Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Encontro virtual com a Academia Brasileira de Ciências (Oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação)

Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 15h25
Prezados estudantes de graduação e pós-graduação,

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) recebeu um convite da Academia Brasileira de Ciências, em parceria com a Nobel Prize Outreach (braço da comunicação da Fundação Nobel), para indicar um estudante de graduação e um de pós-graduação para participarem, no dia 08 de abril de 2021, de um encontro virtual com dois laureados como Prêmio Nobel. Este encontro terá como tema “O Valor da Ciência”, tal iniciativa pretende reunir representantes da comunidade científica brasileira e estudantes de ensino superior para debater a importância da ciência, especialmente neste momento de grave crise sanitária, econômica e social, em função da pandemia de COVID-19. As discussões serão transmitidas ao vivo por plataforma gratuitas e de fácil acesso (YouTube e Facebook).

O evento será dividido em duas etapas. Na primeira, os laureados May-Britt Moser, vencedora do Nobel de Medicina de 2014, e Serge Haroche, vencedor do Nobel de Física de 2012, apresentarão suas perspectivas sobre o tema em um formato de entrevista. Na sequência, serão realizadas duas mesas-redondas com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação que terão a oportunidade de interagir com os ganhadores dos Prêmios Nobel.

Diante disto, a UFDPar indicará dois candidatos, um estudante de graduação e outro de pós-graduação para concorrerem a essas vagas. Para isto, o candidato deverá ter boa capacidade de comunicação em inglês, uma vez que a interação dos estudantes selecionados para as mesas-redondas com os laureados será em inglês. A seleção para o estudante de graduação levará em consideração o estudante com maior IRA e carta de intenção e a seleção para o estudante de pós-graduação considerará o artigo científico publicado com maior fator de impacto.

As inscrições irão até o dia 13/03/2021, através dos e-mails:

No título do e-mail escrever “INSCRIÇÃO - ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS”. No corpo do e-mail, inserir nome completo, número de matrícula.

Documentação a ser enviada como anexo na inscrição por e-mail:
1 - Currículo em português (pdf do currículo Lattes);
2 - Histórico Escolar atualizado;
3 - Artigo científico publicado de maior fator de impacto e com DOI (apenas para estudante de pós-graduação).
4 – Carta de intenção, apresentando sua motivação para a candidatura (para estudante da graduação e pós-graduação)
5 – Formulário de inscrição preenchido corretamente (modelo em word – para estudantes de graduação e pós-graduação).