Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Veteranos realizam trotes para receber calouros na UFPI

Veteranos realizam trotes para receber calouros na UFPI

Estudantes de cursos do Campus da UFPI em Parnaíba promoveram trotes com calouros. A brincadeira é proibida em algumas instituições públicas de Ensino Superior no Brasil porque é considerada selvagem, mas no Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) o trote significa muita diversão, além de ser o primeiro momento de integração entre novatos e veteranos.

Diferente do que ocorreu em outras universidades, a maioria dos calouros de cursos como Psicologia, Fisioterapia e Engenharia de Pesca participou das brincadeiras que têm um valor simbólico porque representam a conquista de um espaço dentro de universidade, culminando, depois de alguns anos, com o diploma de nível superior.Alguns calouros tentaram correr do mela-mela, mas os veteranos, que já passaram pela brincadeira, surpreendiam os calouros em quase todos os pontos do CMRV. Diversos registros fotográficos foram feitos para marcar a passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior.

O trote é o primeiro contato dos jovens com o mundo universitário e, principalmente, com as pessoas que passarão alguns anos dividindo o mesmo espaço dentro da instituição. Tinta à base de água foi o produto mais utilizado pelos veteranos. A brincadeira dos veteranos significou para a maioria dos jovens o primeiro passo rumo ao sonhado canudo.