Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Documentário de estudante evidencia Cajueiro da Praia

Documentário de estudante evidencia Cajueiro da Praia

Única selecionada do Piauí na segunda edição do Revelando os Brasis, projeto da Secretaria do Áudio Visual do Ministério de Cultura (MINC) e Instituto Marlim, Francimeire Costa conta, no seu documentário Cajueiro Cor Marrom-Escura, a história do contrabando de café na cidade piauiense de Cajueiro da Praia na década de 1950. A primeira exibição do vídeo ocorreu em agosto no Canal Futura. Além das reprises mensais no Futura, a Globo SAT e outros canais também repercutiram o material produzido pela jovem piauiense.

A história foi contada por antigos moradores que participaram do contrabando de café de Minas Gerais e São Paulo na cidade litorânea encantou os técnicos do Minc, que escolheram o projeto de Nascimento entre dezenas de inscrições do Estado. Em Cajueiro da Praia pouco se fala sobre esse período porque muitos pescadores que transportavam o café até o alto-mar, onde navios levavam o produto para os Estados Unidos e às Guianas, ainda estão vivos e têm vergonha de relatar o fato, ainda mais porque sabem que a atividade era ilegal. O Cajueiro Cor Marrom-Escura trouxe à tona uma face desconhecida da história do município que ficou famoso pelo projeto de preservação do Peixe-Boi Marinho.

A idéia para o vídeo surgiu na época em que a estudante auxiliava, como monitora, um projeto de pesquisa sobre a história de Cajueiro da Praia, que vive de pesca artesanal e agricultura de subsistência. O ecoturismo é uma fonte de renda cada vez mais presente na vida dos habitantes daquela paradisíaca cidade que fica situada na divisa dos estados do Piauí e Ceará.

Os selecionados do Revelandos os Brasis participaram de cursos preparatórios de roteiro, direção, produção e operação de câmera no Canal Futura no  Rio de Janeiro, e depois retornam a suas cidades para transformar suas histórias em vídeos.

O documentário será exibido em Teresina e Cajueiro da Praia no Cinema Itinerante da Petrobras, uma das apoiadoras do projeto audiovisual do MINC.

O que é o Revelando os Brasis?

Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover processos de inclusão e de formação audiovisuais através do estimulo à produção de vídeos digitais. Dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversificação cultural do País, revelando novos olhares sobre o Brasil.

O projeto nasceu na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em 2004, e faz parte de um conjunto de ações para democratizar o acesso aos meios audiovisual, permitindo aos moradores das pequenas cidades de contas as suas próprias historias, promovendo a criação de obras que retratem o seu universo simbólico.

Cajueiro Cor Marrom-Escura já foi exibido em eventos e mostras de cinema em vários estados brasileiros.

Francimeire Nascimento: nascida em 1985 na cidade litorânea de Cajueiro da Praia, a jovem sempre possuiu forte vivência cultural e atualmente faz parte dos projetos da Aliança Mandu(Movimento de Articulação Norte Piauiense para o Desenvolvimento Sustentável), que é coordenado pela CARE Brasil, Embrapa Meio Norte, Instituto Floravida, Universidade Federal do Piauí(UFPI) e Fundação W. K. Kellogg.

Meire, como é mais conhecida, cursa o segundo período do Curso de Ciências Biológicas do Campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba. O Cajueiro Cor Marrom-Escura tem levado as belezas da terra da estudante para todo o Brasil e diversos paises da Europa e EUA.