Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polo de Luzilândia realiza Atividades Curriculares de Extensão dos cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia

Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 12h16

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.08

Coordenações com a turma de Educação Física

Na última sexta-feira (08), foram realizadas as Atividades Curriculares de Extensão (ACE) dos cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia, do Polo do PARFOR/UFPI de Luzilândia. As atividades dos cursos de Educação Física e Pedagogia envolveram Ciência, Tecnologia e Inovação, tema da ACE II. Já o curso de Letras Português abordou Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais, da ACE I.

ace luzilandia

Oficina da turma de Letras Português

Acompanhando de perto as atividades, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, reiterou a importância da disciplina para o processo formativo dos cursistas. “O Programa é pautado na tríade: ensino, pesquisa e extensão. E essa disciplina, como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão e representa a função social da Universidade, pois transcende seus muros e chega à comunidade, disseminando conhecimento e transformando as relações sociais. A cada semestre a disciplina aborda uma questão emergencial que precisa ser discutida dentro das nossas escolas”, destacou.

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.08 1

Professoras Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia), Glória Ferro e Isabela Barros (Coordenadora do Polo de Luzilândia)

Segundo a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, “as atividades desenvolvidas contribuíram para consolidar saberes, com temas importantes para a realidade escolar, como o uso e o conhecimento de novas metodologias nas turmas de Pedagogia e Educação Física, que abordaram a temática da Ciência, Tecnologia e Inovação. E possibilitaram a reflexão sobre a prática docente e a compreensão das culturas quilombolas e indígenas trazidas pela turma de Letras Português com a ACE que abordou as Relações Étnico-Raciais”.

WhatsApp Image 2024 03 12 at 11.32.03

Oficina da turma de Pedagogia

Integrando o grupo que desenvolveu o trabalho intitulado “A implantação do lúdico no processo de ensino da Educação Física: uma proposta inovadora e inclusiva”, a cursista Ana Cristina afirmou que para eles, enquanto acadêmicos de Educação Física, foi um tema essencial. “Muitas escolas não possuem tecnologia para ofertar aos seus alunos e cabe a nós, professores, inovarmos e mostrarmos que com pouco conseguimos alcançar o nosso objetivo dentro do ambiente escolar. A implantação do lúdico no ensino da Educação Física é uma proposta inovadora e inclusiva por diversos motivos, pois a abordagem promove o engajamento dos alunos, tornando as aulas mais atrativas e eficazes. Além disso, o caráter lúdico permite a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas, favorecendo a participação de forma igualitária. Essa metodologia também estimula o desenvolvimento integral dos nossos alunos, contribuindo para o seu bem-estar físico, emocional e social”, explicou.

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.09 6

Ana Cristina e colegas durante apresentação

Presente no evento, a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, frisou que “na extensão o foco é levar as ações para serem desenvolvidas no chão das escolas com os alunos, trazendo as contribuições das aprendizagens na academia para os processos de ensino e aprendizagem das crianças. As ACE são uma das atividades do Parfor da UFPI que aproximam a academia da educação básica, fortalencendo o compromisso da Instituição com a formação em serviço”.

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.09 3

Cursistas de Pedagogia com a Coordenadora do curso, Profa. Maria Lemos, e a professora da disciplina de ACE, Chistiane Feitosa

Para a Profa. Jésica Carvalho, que ministrou a disciplina de ACE 1 - Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais, do curso de Letras Português, “as ACE representam um momento ímpar, pois oportunizam que os cursistas tenham desde a graduação esse contato direto com a comunidade, trabalhando temas que perpassam a sociedade, proporcionando uma formação com perspectiva interdisciplinar. Consequentemente, nós formaremos professores mais humanos e bem preparados, com olhar mais empático para questões que vão além dos conteúdos específicos de cada área”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.09

Professoras Glória Ferro e Jésica Carvalho com cursistas de Letras Português e integrantes do Grupo Cultura e Identidade Quilombola

De acordo com Lorrane Fernandes, aluna do 1º ano da Unidade Escolar Luís Teixeira, onde ocorreram as atividades do curso de Letras Português, as oficinas foram muito interessantes. “Estou encantada com todas as apresentações e aprendendo muito sobre as culturas indígena e africana. Além da parte cultural, estão sendo discutidos temas que precisam ser debatidos para despertar em nós essa consciência, pois juntos nós podemos acabar com o racismo e com todo tipo de preconceito”.

WhatsApp Image 2024 03 12 at 11.30.29

Atividades foram desenvolvidas para alunos das escolas

Dando as boas-vindas a todos, a diretora da Unidade Escolar Luís Teixeira, Gardênia Boiba, declarou que o espaço está à disposição para contribuir com as atividades desenvolvidas pelo PARFOR no município, visto que essa é uma parceria que tem trazido inúmeros benefícios para a educação de Luzilândia.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.09 2

Profa. Glória Ferro com as professoras das ACE: Jésica Carvalho (Letras Português), Chistiane Feitosa (Pedagogia) e Mariana Campelo (Educação Física)

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.09 4

Oficina sobre robótica da turma de Pedagogia

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.09 5

Apresentação da turma de Educação Física

WhatsApp Image 2024 03 12 at 09.48.09 1

Apresentação do Grupo Cultura e Identidade Quilombola em ACE de Letras Português