Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Atividades Curriculares de Extensão dos cursos de Educação Física, Geografia e Pedagogia do Polo de Batalha

Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 11h08

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.06.04

Coordenadores com cursistas de Educação Física durante oficina

Os cursos de Educação Física, Geografia e Pedagogia, do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, realizaram na quinta-feira (07), a culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE). Educação Física e Pedagogia apresentaram a ACE 3, com a temática de Meio ambiente, educação ambiental e educação para o consumo. E Geografia apresentou a ACE 5 - Multiculturalismo, diversidade cultural e educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras e a ACE 6 - Orientação sexual.

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.06.07 1

Um dos temas abordados pela turma de Geografia foi orientação sexual

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, participou das atividades e ressaltou que o processo formativo do Programa é pautado no ensino, pesquisa e extensão. "Essa é uma disciplina, que como o próprio nome diz, se configura como uma atividade de extensão e, por isso, precisa ser estendida para além dos muros da Universidade e chegar à comunidade. Cada ACE aborda uma questão emergencial que precisa ser discutida dentro das nossas escolas, e na comunidade de modo geral. Afinal, a função social da Universidade é produzir conhecimentos para compreender e transformar as relações sociais".

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.06.09

Professores Milton Araújo, Glória Ferro e Maria Lemos

Para o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, o evento foi muito proveitoso, pois possibilitou aos alunos uma aprendizagem atrativa e lúdica, através de materiais concretos produzidos pelos próprios cursistas. "Foi uma importante oportunidade de aprendizagem, tanto para os alunos como para os professores das turmas que acompanharam nossas atividades. Estamos em Batalha com todo apoio da prefeitura Municipal e Secretaria de Educação. É uma honra oferecer juntamente com a Universidade Federal do Piauí oportunidades para nossos alunos e professores", destacou.

WhatsApp Image 2024 03 11 at 10.53.03

Estudantes da Escola Dedila Melo participam de oficina da turma de Geografia

A Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, reiterou que as ACE aproximam a academia da educação básica, fortalencendo o compromisso da Instituição com a formação em serviço. "Na extensão o foco é levar as ações para serem desenvolvidas no chão das escolas com os alunos, trazendo as contribuições das aprendizagens na academia para os processos de ensino e aprendizagem das crianças. Foram desenvolvidos projetos que contemplaram a temática de Meio Ambiente, destacando a reciclagem do lixo, o cuidado com o meio ambiente, a implantação de hortas nas escolas, a construção de recursos didáticos com material descatável, dentre outros, que possibilitam implantar a prática pedagógica de modo a produzir conhecimentos sobre o cuidado com o nosso planeta".

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.06.07 3

Coordenadoras acompanham realização de oficina

Bastante atenta à palestra dos cursistas de Pedagogia, Ingrid Nayra, aluna do 4º ano da U.E. Visconde de Sabugosa, afirmou que essa era a primeira vez que estava participando de um evento como esse. "Estou gostando muito e aprendendo várias coisas interessantes. Esse tema é muito importante para nossas vidas, pois todos nós devemos cuidar do meio ambiente e da vida no planeta. Espero que sempre sejam feitas atividades assim aqui na nossa escola".

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.06.06

Apresentação da turma de Pedagogia

O Prof. Nailton Araújo, que ministrou a disciplina de ACE 3 no curso de Educação Física, cujas atividades ocorreram na U.E. Aluísio Craveiro, frisou que os cursistas buscaram realizar atividades que integrassem a temática vista na disciplina com a Educação Física. "Verificamos as possibilidades de práticas esportivas na natureza, considerando o potencial que o município de Batalha possui, como arborismo, escalada e trilhas ecológicas. A inserção dos alunos do PARFOR na escola visa estabelecer um impacto positivo, criando a cultura de realização de práticas de esportes na natureza, instigando não só nossos alunos, mas também os professores da escola, a realizarem uma educação que faça a diferença e que seja interdisciplinar", disse.

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.13.54

Professores Milton Pereira, Glória Ferro e Naiton Araújo

Nonato Firme, cursista de Geografia, que fez parte do grupo que desenvolveu a Oficina 02: Sinalário descritivo de libras/português: a sexualidade em foco, com orientação da Profa. Silvana Cardoso, explicou que foram trabalhados com os alunos da U.E. Dedila Melo, do 5º ao 9º ano, a temática de orientação sexual, baseada nos conflitos, dúvidas e cuidados que os jovens devem ter. "Falamos sobre gravidez na adolescência, aborto, doenças sexualmente transmissíveis e tudo isso com uma palestra simultânea em Libras, com apresentação dos sinais de cada palavra-chave. Isso chamou muito a atenção deles. No final da palestra eles foram convidados a estourar balões e dentro de cada um havia uma palavra-chave que eles deveriam ler em português e traduzir em Libras. Estamos satisfeitos, pois eles se saíram muito bem".

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.06.08 1

Cursistas da Oficina 02 com a Profa. Bartira Viana (à direita), Coordenadora do curso de Geografia, e a Profa. Silvana Cardoso (à esquerda)

A Diretora do Ginásio Municipal Dedila Melo, onde ocorreram as atividades do curso de Geografia, Profa. Vaneide Soares, deu as boas-vindas a todos e afirmou que a escola estará sempre à disposição para a realização de eventos dessa natureza, que fortaleçam ainda mais essa valiosa parceria.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 03 11 at 09.13.28