Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Ciência, Tecnologia e Inovação é tema de ACE da turma de Geografia de Currais
Início do conteúdo da página

Ciência, Tecnologia e Inovação é tema de ACE da turma de Geografia de Currais

Imprimir
Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 08h37

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.28.37

A turma de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Currais, realizou no sábado (02), o evento de socialização do projeto de extensão "Ensino e Pesquisa em Geografia: Um Diálogo Interdisciplinar entre Ciência, Tecnologia e Inovação". O evento ocorreu na Unidade Escolar Hélio Figueiredo da Fonseca e representou a culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) II – Ciência, Tecnologia e Inovação, ministrada pelo Prof. Edinaldo Alves.

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.20.21

Coordenações, professores e convidados para mesa de honra

Foram realizadas oito oficinas, que trabalharam as seguintes temáticas: a aplicabilidade educacional da cartografia temática por meio do aparato tecnológico; inovações tecnológicas e climatologia: mecanismos de análises para o entendimento dos parâmetros climáticos da atualidade na prática pedagógica; gêneros digitais: uma contribuição do uso de GIF's para a apreensão dos conceitos de paisagem natural e paisagem modificada no contexto escolar; realidade aumentada na sala de aula: possibilidades para o ensino de Geografia; violência na escola: uma análise geográfica do tema no contexto escolar; impactos ambientais resultantes da modernização da agricultura no município de Currais-PI; tecnologias e meio ambiente na produção econômica do espaço geográfico no cerrado piauiense pelo agro; e as bandeiras brasileiras.

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.28.20

Oficina Tecnologias e meio ambiente na produção econômica do espaço geográfico no cerrado piauiense pelo agro

Presente no evento, a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, parabenizou os cursistas por todo empenho no desenvolvimento das atividades e ressaltou que "a Geografia é uma disciplina encantadora e as oficinas foram pensadas para trazer um conjunto de informações relacionadas ao uso de tecnologias que facilitam nossas vidas, e que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula, mostrando que essa prática docente pode ser diferente e pode ser organizada a partir de um conjunto de ferramentas que ajudarão os alunos a entenderem melhor os conteúdos geográficos", destacou.

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.21.19

Oficina Realidade aumentada na sala de aula: possibilidades para o ensino de Geografia

Segundo o professor da disciplina, Edinaldo Alves, o tema da ACE II, Ciência, Tecnologia e Inovação, é bastante pertinente. "O domínio das tecnologias pode criar às vezes certo estranhamento para alguns docentes e essa disciplina vem para desmistificar isso, sensibilizando-os para a importância de verem a tecnologia como uma aliada no desenvolvimento do seu trabalho em sala de aula", afirmou, reiterando que é bastante gratificante ver a evolução dos cursistas desde o semestre passado, quando ele ministrou a disciplina de ACE I.

O Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, frisou a importância do Programa para o desenvolvimento da educação do município e região. "O PARFOR/UFPI já vem atuando na nossa cidade há algum tempo e é um Programa que nos deixa com os olhos brilhando. Eu fui professor de alunos que hoje estão fazendo um curso superior por meio do PARFOR. Antes nós precisávamos nos deslocar até Teresina ou outros centros para fazermos um curso superior. Hoje, dentro de uma mesma escola nós temos alunos do ensino fundamental, do ensino médio regular e da Universidade Federal do Piauí. Isso significa que a universidade está vindo até nós".

 WhatsApp Image 2024 03 05 at 11.17.16

Professores Cícero Barros, Bartira Viana e Edinaldo Alves

Para a cursista Antonia Gomes, a realização do evento de ACE é um momento muito aguardado por todos, pois representa a socialização do conteúdo com a comunidade. "O tema deste semestre é muito interessante e desperta bastante curiosidade. A minha oficina abordou um aplicativo de jogos que trabalha com as bandeiras brasileiras e teve grande participação do público. Estamos muito felizes por conseguirmos cumprir aquilo que nos foi proposto e por realizarmos mais um evento de sucesso", avaliou.

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.26.08

Os cursistas Antonia Gomes e Maycon Castro com a Coordenadora de Geografia

A aluna Yasmim Feitosa, do 6º ano da Escola Jorge Rodrigues, afirmou que foi a primeira vez que participou de um evento como esse. "Estou achando muito interessante e aprendi várias coisas. As oficinas são muito legais, principalmente, as que apresentaram objetos antigos e que fizeram experiências ligadas ao sistema solar e vulcões".

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.26.46

Yasmim Feitosa (à direita) com a amiga Maria Gabriela 

O diretor da Escola Hélio Figueiredo da Fonseca, que sediou o evento, Edésio Sousa do Ó, falou sobre a importância da formação proporcionada pelo PARFOR/UFPI e que “a escola estará sempre de portas abertas para contribuir em tudo que for preciso para fortalecer ainda mais essa parceria entre o Programa e o município”, disse.

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.19.39

Atividade contou com a participação de alunos da U. E. Jorge Rodrigues dos Santos e da U.E Hélio Figueiredo

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou que “todos nós que fazemos formação de professores pela UFPI temos um compromisso muito sério com a qualidade dessa formação. Não queremos apenas certificar professores, mas fazer formação de qualidade e que essa formação impacte na atuação do professor da escola básica e melhore os índices da educação dos municípios”.

Confira mais fotos: 

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.24.42

Oficina As bandeiras brasileiras

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.22.20

Oficina Inovações Tecnológicas e Climatologia: mecanismos de análises para o entendimento dos parâmetros climáticos da atualidade na prática pedagógica

ace geo currais

Oficina A aplicabilidade educacional da cartografia temática por meio do aparato tecnológico

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.26.59

Oficna Gêneros digitais: uma contribuição do uso de GIF's para a apreensão dos conceitos de paisagem natural e paisagem modificada no contexto escolar

WhatsApp Image 2024 03 05 at 11.10.12

Oficina Violência na escola: uma análise geográfica do tema no contexto escolar

WhatsApp Image 2024 03 05 at 09.27.35

Oficina Impactos ambientais resultantes da modernização da agricultura no municipio de Currais-PI

Fim do conteúdo da página