Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Curso de Educação Física de Floriano realiza evento de ACE II no município de Itaueira
Início do conteúdo da página

Curso de Educação Física de Floriano realiza evento de ACE II no município de Itaueira

Imprimir
Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 09h31

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.11.01

O curso de Educação Física, do Polo do PARFOR/UFPI de Floriano, realizou na última sexta-feira, 01 de março, a culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão II – Ciência, Tecnologia e Inovação, ministrada pela Profa. Socorro Moura.

O evento ocorreu na Quadra Carlim de Davi, no município de Itaueira – PI. Estiveram presentes a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; a Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo; a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana; o prefeito de Itaueira, Osmundo Andrade; a primeira dama, Claudinete Lima; a Secretária de Educação, Gilceane Luz; o Supervisor de Ensino, Fernando Guedes; o Assessor da Secretaria de Educação, Ernandes de Sousa; a Diretora da Escola Municipal Mercês Avelino, Girlene Mendes, e o Diretor da Escola Municipal Manoel Bastos Ribeiro, Heberth Luiz Macêdo de Carvalho.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.10.51

Coordenadoras, professores e autoridades locais

Organizados em grupos, os cursistas apresentaram oficinas, que abordaram oito temáticas: as alternativas do uso da Ciência e Tecnologia no aperfeiçoamento da natação; a importância da gamificação no âmbito Escolar: o duolingo; Ciências, Meio Ambiente e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Inovação no futebol; esgrima: jogos e brincadeiras na escola; identificando a presença de macromoléculas; os avanços da Ciência, Tecnologia e Inovação no voleibol; tecnologia lúdica no ensino de Anatomia e suas contribuições.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.26.10

Oficina Ciência, Meio Ambiente e Tecnologia

A Profa. Glória Ferro agradeceu pela parceria, ressaltando a felicidade em ver professores investindo na sua formação e gestores comprometidos com a qualificação dos profissionais do seu município. “Nós que fazemos formação de professores pela UFPI temos um compromisso muito sério com a qualidade dessa formação. E essa atividade de extensão demonstra muito bem isso. Não queremos apenas certificar professores, mas fazer formação de qualidade e que impacte na atuação do professor da escola básica e melhore os índices da educação dos municípios”.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.09.57

Profa. Glória Ferro reitera objetivos do PARFOR/UFPI

O prefeito Osmundo Andrade afirmou que o evento demonstra que a cidade de Itaueira está evoluindo por meio da educação. “Nós estamos realizando um investimento maciço na educação, principalmente na base, pois acreditamos que o caminho mais próximo do desenvolvimento é a educação. E a realização desta aula extracurricular no nosso município demonstra isso. Estaremos sempre à disposição para contribuir com essa valiosa parceria”, destacou.

Parabenizando os cursistas por todo empenho e trabalho desenvolvido, a Profa. Delcimar Azevedo, falou sobre a capacidade e empenho de todos, especialmente aqueles que precisam se deslocar até o Polo do PARFOR em Floriano, como os dos municípios de Itaueira e de Flores. “Vocês superaram todas as expectativas e, juntamente com a Profa. Socorro Moura, estão de parabéns. A ideia de realizar o evento em Itaueira foi justamente para que nós tivéssemos a oportunidade de compartilhar aqui também toda a capacidade que vocês possuem”.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 16.03.04

Turma de Educação Física com as professoras Delcimar Azevedo e Socorro Moura

A professora da disciplina de ACE, Socorro Moura, convidou os presentes a aproveitarem cada segundo do evento. “Entende-se por atividades curriculares de extensão um conjunto de atividades planejadas ou desenvolvidas juntamente com a comunidade externa, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências previstas no currículo, nas quais os estudantes são protagonistas na organização e extensão, e é isso que nós estamos fazendo hoje. Portanto, muito obrigada pela presença de todos e aproveitem para usufruir de todo conhecimento planejado para este dia”.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.26.11

Oficina Os Avanços da Ciência, Tecnologia e Inovação no Voleibol

O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Gustavo Claudino, enfatizou que a culminância da disciplina de ACE se trata de um momento marcante para todos e fundamental no processo de formação dos cursistas, “pois os qualifica e fundamenta, primeiro, trabalhando na sala de aula, e depois levando para impactar diretamente a comunidade dentro e fora da escola, sendo de fundamental importância para o seu processo de formação integral”.

 WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.22.49

Oficina Ciência, Tecnologia e Inovação no Futebol

Para a cursista de Educação Física, Amanda Rodrigues, que mora em Itaueira, o processo de formação está sendo um grande desafio, mas ao mesmo tempo muito prazeroso. “Esta é terceira vez que inicio um curso superior e desta vez manterei o foco para concluir. A formação está superando as minhas expectativas e eu pretendo seguir adiante”, afirmou, explicando que a oficina desenvolvida pelo seu grupo foi sobre a identificação da presença de macromoléculas.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.21.04

Amanda Rodrigues (segunda da esquerda para direita) e equipe

Segundo Hugo Tales, aluno do sétimo ano da Escola Municipal Mercês Avelino, o evento foi muito interessante. “Aprendi muitas coisas importantes hoje e o que mais achei legal é que foram mostradas ferramentas que ajudam o aluno a estudar. Pretendo fazer Medicina ou Veterinária no futuro e os conteúdos que mais me chamaram atenção foram os ligados à anatomia do corpo humano”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.09.07

Evento contou com participação de alunos das Escolas Municipais Mercês Avelino e Manoel Bastos Ribeiro

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.22.49 1

 Oficina Identificação da Presença de Macromoléculas

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.26.10 1

Oficina As Alternativas no Uso da Ciência e Tecnologia no Aperfeiçoamento da Natação

WhatsApp Image 2024 03 04 at 16.24.02

Oficina Esgrima: Jogos e Brincadeiras

WhatsApp Image 2024 03 04 at 16.31.20

Oficina Gamificação no âmbito escolar: Duolingo

WhatsApp Image 2024 03 04 at 16.31.01

Oficina Tecnologia Lúdica no Ensino de natomia e suas Contribuições em Ciências e Biologia

WhatsApp Image 2024 03 04 at 16.24.09

Coordenadoras, professores e autoridades locais

WhatsApp Image 2024 03 04 at 12.10.17

 Apresentação da Quadrilha dos Cangaçeiros do Sertão da Vida de Itaueira - PI

Fim do conteúdo da página