Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Egressa do PARFOR/UFPI defende tese de Doutorado em Educação da UFMG

Egressa do PARFOR/UFPI defende tese de Doutorado em Educação da UFMG

Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 09h08

Na última quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a egressa do curso de Geografia do PARFOR/UFPI, Elayne Cristina Rocha Dias, realizou a defesa da tese de doutorado intitulada “Professor ouvinte de Português dos surdos: os possíveis entrelaçamentos entre a língua de sinais (Libras) e a subjetividade dos surdos em uma escola inclusiva no município de Teresina – Piauí”.

O trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi orientado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Cardoso Gomes. “A defesa de tese justifica-se pelas indagações durante a minha trajetória profissional e acadêmica, desde a graduação, marcada por desafios, desejos por mudanças e acontecimentos. A tese tem como tema de pesquisa compreender o uso da Libras pelo professor ouvinte do ensino de Português e a construção da subjetividade dos alunos surdos no Ensino Fundamental do Município de Teresina, Piauí, no contexto do Ensino Remoto Emergencial”, explicou Elayne Dias.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 12.00.05

Defesa aconteceu de forma remota

Egressa da primeira turma do curso de Licenciatura em Geografia do PARFOR/UFPI em 2012, Elayne reiterou que o Programa tem suma importância no meu desenvolvimento acadêmico e profissional, “pois proporcionou uma formação para melhoria de uma educação de qualidade, além do alcance de desejos e sonhos”.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 10.08.46

Elayne Dias comemora aprovação

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Dra. Glória Ferro, participou da banca de avaliadores da defesa. “A tese da Elayne é relevante porque apresenta o resultado de um estudo que emerge como uma resposta crucial à realidade educacional desafiadora enfrentada pelos surdos no estado do Piauí. Estamos felizes e orgulhosos em saber que a UFPI e o PARFOR têm uma parcela de contribuição na sua trajetória acadêmica e profissional”.

A banca examinadora também foi composta pela Profa. Dra. Maria de Fatima Cardoso Gomes (orientadora), Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (UFPI), Profa. Dra. Mônica Maria Farid Rahm (UFMG), Profa. Dra. Libéria Rodrigues Neves (UFMG), Profa. Dra. Cleuzilaine Vieira da Silva (UFSJ) e Profa. Dra. Taisa Grasiela Gomes Liduenha Goncalves (UFMG).