Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polos de Pedro II e Piripiri realizam, em conjunto, XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)
Início do conteúdo da página

Polos de Pedro II e Piripiri realizam, em conjunto, XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

Imprimir
Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 10h52

Nessa quarta-feira (18), os Polos de Pedro II e Piripiri realizaram, em conjunto, a XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR). O evento ocorreu no Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus de Pedro Il.

WhatsApp Image 2023 10 18 at 08.37.23

Coordenação Institucional do Parfor/UFPI e professores formadores dos cursos de Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, dos Polos de Pedro II e Piripiri

Na ocasião, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, enfatizou que o investimento que os professores fazem em formação implicará em melhoria da aprendizagem dos alunos da educação básica. “Somos entusiastas e acreditamos na transformação social a partir da educação, particularmente, no investimento em formação de professores. Além disso, o objetivo maior do Parfor na UFPI é fazer formação de professores com qualidade e essa qualificação passa, necessariamente, por essa articulação orgânica entre ensino, pesquisa e extensão”, destacou.

WhatsApp Image 2023 10 18 at 10.45.06

Profa. Glória Ferro destacou objetivos do Programa na UFPI

Falando em nome dos Coordenadores de curso, a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, explicou que o SIMPARFOR é realizado com o objetivo de proporcionar aos cursistas a vivência acadêmica. “Aproveitem bastante esse momento, que representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, pois vocês poderão assistir outros trabalhos, ouvir outros colegas e professores também. Esse momento de compartilhamento do que vocês construíram ao longo do semestre é extremamente importante para construir cada um de vocês enquanto profissionais”, disse.

WhatsApp Image 2023 10 18 at 10.45.06 2

Profa. Maraisa Lopes falou sobre importância do SIMPARFOR para formação dos cursistas

A programação do evento iniciou com a Roda de Diálogo: Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências, que teve como mediadores: Profa. Ada Mourão (ACE II - Letras-Libras - Parfor/UFPI), Profa. Catarine Guimarães (ACE II - Pedagogia - Parfor/UFPI) e Prof. Jônata Oliveira (ACEI - Letras Português - Parfor/UFPI), com coordenação do Prof. João Benvindo (Coordenador do curso de Letras Português do Parfor/UFPI).

WhatsApp Image 2023 10 18 at 12.00.49

Roda de Diálogo: Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências

O Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Daniel Castro, destacou a garra e força de vontade dos cursistas. “Eles estudam no período de férias, manhã e tarde, de segunda a sábado, durante cerca de 30 dias, sendo que temos alunos que moram muito distantes, sem falar que a maioria dos alunos são pais e mães de família. Ou seja, estou diante de verdadeiros guerreiros e guerreiras. E por isso os parabenizo e digo: Tudo isso vai valer muito à pena”.

WhatsApp Image 2023 10 18 at 10.45.48

Professores Daniel Castro (Coordenador do Polo de Pedro II), Glória Ferro e Lêda Borges (Coordenadora do Polo de Piripiri)

Segundo a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, “acreditamos que a nossa turma de Letras-Libras poderá avançar cada vez mais em uma política mais inclusiva na educação brasileira no que se refere à Libras, que hoje é uma necessidade, não só na sala de aula, mas em todos os órgãos públicos, que já exigem esse profissional para que possamos interagir com essa comunidade que tanto necessita desse acolhimento”, avaliou.

 WhatsApp Image 2023 10 18 at 12.00.49 2

Apresentações dos trabalhos do curso de Letras-Libras do Polo de Piripiri

Enquanto cursista de Pedagogia do Polo de Pedro II, Carlos César avaliou que está sendo uma experiência maravilhosa participar do Programa e fazer o curso que sempre sonhou. “O Parfor me trouxe a possibilidade de poder me profissionalizar e levar mais conhecimentos aos meus alunos. O evento de hoje foi muito importante, pois podemos compartilhar tudo aquilo que estávamos aprendendo no dia a dia no período do curso. Foram dias maravilhosos, de muitas alegrias, animação, medo de apresentar os trabalhos, mas no final sempre dava certo. Foi muito gratificante apresentar nossos trabalhos, compartilhando um pouco dos nossos conhecimentos com vocês. Só tenho a agradecer a cada de vocês da Universidade Federal do Piaui pela oportunidade de me profissionalizar”, relatou.

WhatsApp Image 2023 10 20 at 10.09.45

Carlos César (segundo da direita para a esquerda) com a Profa. Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia) e demais integrantes do grupo

Para o Prof. Carlos Pádua, que ministrou a disciplina Psicologia da Educação, do curso de Letras-Libras do Polo de Piripiri, a experiência enquanto professor formador do Parfor/UFPI foi única. “Cada encontro com os estudantes era motivo de aprendizagem, companheirismo e felicidade. Ensinei, aprendi e vivenciei o Parfor a cada segundo. Foi intenso e marcante o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e eu nos propomos a refletir sobre os teóricos e colocamos em prática muito do que aprendemos, o que culminou em nossa pesquisa apresentada no SIMPARFOR, premiada em 3° lugar dentre os trabalhos do nosso curso. Assim, compreendo que a formação dos cursistas apresenta qualidade, que com certeza será o diferencial deles durante a prática quando formados”.

WhatsApp Image 2023 10 20 at 10.31.00

Prof. Carlos Pádua (quarto da direita para esquerda) e grupos premiados nas apresentações de Letras-Libras

Durante o evento, a Secretária de Educação de Pedro II, Helany Max, explicou que “o município está institucionalizando e ampliando as escolas em tempo integral e para isso precisamos garantir a formação dos nossos professores e contamos com o Parfor para isso. A Prefeitura e a Secretaria de Educação de Pedro II estão à disposição do Programa”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 10 18 at 10.45.05

Professores Glória Ferro, Helany Max e Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI)

Em sua XV edição, o SIMPARFOR está ocorrendo durante todo o mês de outubro em todos os Polos do Parfor/UFPI. O encerramento do evento será realizado no dia 27 de outubro, no Polo de Miguel Alves, que fará o evento juntamente com o Polo de Teresina. O SIMPARFOR tem como objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

Confira mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2023 10 18 at 10.45.06 1

Evento reuniu turmas de Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia

WhatsApp Image 2023 10 18 at 15.32.59 1

Apresentações dos trabalhos de Letras-Libras

WhatsApp Image 2023 10 18 at 15.32.59

Apresentações dos trabalhos de Letras Português

WhatsApp Image 2023 10 18 at 12.02.05 1

Apresentações dos trabalhos de Pedagogia

Fim do conteúdo da página