Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polo de Floriano promove XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)
Início do conteúdo da página

Polo de Floriano promove XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h17

simparfor floriano

Na última quarta-feira (11), o Polo de Floriano, que oferta o curso de Educação Física, realizou o Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (XV SIMPARFOR). O evento ocorreu no Campus Universitário Amílcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

WhatsApp Image 2023 10 11 at 21.09.21 1 copy

Evento aconteceu no auditório do Campus Universitário Amílcar Ferreira Sobral, da UFPI em Floriano

Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, mencionou a satisfação pela realização de mais uma edição do SIMPARFOR, que este ano chegou à sua XV edição. “É um prazer enorme estarmos aqui para a realização deste evento que representa a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do semestre letivo. O SIMPARFOR garante a inserção dos nossos cursistas na cultura acadêmica, oportunizando que desde o início do curso, eles recebam uma formação pautada na tríade: ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.30.52 copy

Coordenação Institucional do Parfor/UFPI e professores formadores do curso de Educação Física de Floriano

A Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, reiterou que tratava-se de um momento muito especial, de celebração e de compartilhamento de conhecimento. “Foi um período bem intenso, de pesquisas, estudos, aprendizagens e produção científica. Hoje, estamos aqui para a concretização e finalização do l período. Estou muito feliz pela evolução da turma. Estamos preparados para o II período do nosso curso de Educação Física”.

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.30.02 1

Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, e Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo

Parabenizando os cursistas por todo empenho e dedicação, o Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Claudino, enfatizou que o SIMPARFOR está sendo um momento de muita satisfação para todos. “Nós vemos o quanto os cursistas se preparam e buscam superar qualquer limitação. Este momento representa o primeiro contato deles com esse universo da pesquisa, com apresentação oral e de pôster, portanto, está sendo um processo bastante legal e de muita troca. Além disso, o Parfor é pioneiro ao trabalhar temas tão importantes de forma transversal. É um grande desafio para os cursistas, para os professores formadores, mas o resultado está sendo muito satisfatório”, destacou.

 WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.45.28

Coordenador do curso, Prof. João Claudino, acompanha apresentações dos trabalhos dos cursistas

A programação do evento iniciou com a Roda de Diálogo “Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências", que teve como mediadora a Profa. Simone Joaquim Cavalcante, com coordenação do Prof. João Claudino. Em seguida, foi iniciada a sessão de apresentações de pôsteres. No turno da tarde ocorreu a sessão de apresentações orais.

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.48.43

Profa. Simone Cavalcante durante Roda de Diálogo “Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências" 

A Profa. Simone Cavalcante, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE I), falou sobre a importância da temática trabalhada durante todo o semestre. “O SIMPARFOR vem para contribuir com esse momento de culminância do período letivo. Gostaria de ressaltar que a ACE, particularmente a I, que trabalhou a temática Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais, trouxe essa ação interdisciplinar e transversal em todo o currículo, tendo como ponto principal o combate ao racismo estrutural e institucional. É, portanto, uma temática que deve estar presente na formação dos professores e em todo o currículo da educação básica”, explicou.

simparfor floriano 2

Cursistas realizaram apresentações de pôsteres e orais

Para Wedson Miranda, cursista de Educação Física, que é da cidade de Itaueira, localizada a 102 km de distância de Floriano, a experiência de formação pelo Parfor/UFPI está sendo incrível. “Esta é a minha primeira formação. Hoje, com o SIMPARFOR, nós encerramos o nosso primeiro período, e é visível a experiência que nós já adquirimos. Estamos apresentando neste evento tão importante para todos nós, o conhecimento obtido ao longo do período. Os professores formadores são excelentes e nós permaneceremos firmes até a conclusão do curso”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.51.13

Cursista de Educação Física, Wedson Miranda, durante XV SIMPARFOR

Agradecendo à UFPI e ao Parfor por toda contribuição, o Secretário Municipal de Floriano, Padre Nilfrânio Ferreira, enfatizou que o evento é um momento de fortalecimento da aprendizagem do ensino da rede municipal e também da parceria com a Instituição. “Estaremos sempre em busca de aprimorar esse sentido de fazer com que a educação seja transformadora no nosso Brasil e, principalmente, em nosso município de Floriano, que há muitos anos e, especialmente agora em 2023, está fortalecendo essa parceria com o Programa, disponibilizando os nossos profissionais da educação para que eles possam de fato realizar esse processo de formação continuada e contribuir para a melhoria da qualidade da nossa educação”.

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.51.13 1

Secretário Municipal de Floriano, Padre Nilfrânio Ferreira, exalta parceria do município com o Parfor/UFPI

Em sua XV edição, o SIMPARFOR ocorrerá durante todo o mês de outubro em todos os Polos do Parfor/UFPI, com o objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

Confira mais fotos e o vídeo do evento.

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.55.30 3

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.55.30 1

WhatsApp Image 2023 10 16 at 09.55.30 2

WhatsApp Image 2023 10 11 at 17.25.07 2

WhatsApp Image 2023 10 11 at 17.25.06

WhatsApp Image 2023 10 11 at 17.25.07

Fim do conteúdo da página