Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Pedagogia de Miguel Alves promove III Seminário de Tecnologia Social: Pesquisadores/as afrodescendentes e indígenas

Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 09h06

A turma de Pedagogia, do Polo do Parfor/UFPI de Miguel Alves, juntamente com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde, Educação Profissional Tecnológica, Informática e Meio Ambiente (NEPESEPTIMA/CTF/UFPI) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), promoveu no último sábado (07), o III Seminário de Tecnologia Social: Pesquisadores/as afrodescendentes e indígenas, que representou a culminância das Atividades Curriculares de Extensão (ACE II) – Ciência e Tecnologia.

Seminario Tecnologia Social 9

Evento ocorreu na Câmara Municipal de Miguel Alves/PI

O evento, que contou com apresentações científicas e culturais e ocorreu na Câmara Municipal de Miguel Alves/PI, teve como objetivo desenvolver atividades que enriqueçam o crescimento acadêmico, intelectual e profissional, além de possibilitar a interação com estudantes de outras instituições de ensino, profissionais das áreas correlatas e comunidade em geral, promovendo debates de assuntos diversos (técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa; vulnerabilidade e segurança de artefatos tecnológicos por meio de celulares; relato de experiência sobre pesquisadores/as afrodescendentes e indígenas, dentre outros) e contou com a presença de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Um espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre tecnologias social.

Na ocasião, a Coordenadora Local, Profa. Ana Campelo, parabenizou e agradeceu aos cursistas e ao professor formador, afirmando que sem o compromisso e dedicação de todos/as, o evento não seria possível. "Este evento busca ampliar ainda mais o espaço para o desenvolvimento da tríade ensino-pesquisa-extensão, em sua dimensão histórica, social e ambiental, considerando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos de estudantes de cursos técnicos e de nível superior".

Seminario Tecnologia Social 6

Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo

Para o Prof. Dr. Marttem Costa de Santana, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão II (ACE II) – Ciência e Tecnologia, e que atuou como Coordenador do evento e mediador do Seminário, “as atividades extensionistas no processo formativo do Parfor/UFPI possibilitam narrativas, relatos, compartilhamentos e vivências, momentos gratificantes de socialização, de problematização e de diálogo.  A iniciativa vincula a grandeza da produção científica de pesquisadores/as africanos, afrodescendentes e indígenas, que precisa ser divulgada e compartilhada. Entende-se, também, que o surgimento de uma nova geração de cientistas com igualdade de acesso a cargos relevantes, mesmo a longo prazo, depende de estímulos da tríade ensino-pesquisa-extensão”, explicou.

Seminario Tecnologia Social 2

Prof. Marttem Santana e cursistas de Pedagogia (Equipe de organização do evento)

Segundo o cursista de Pedagogia, João Alves, "o evento nos proporcionou a valorização e o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas por afrodescendentes e indígenas, destacando a importância da inclusão dessas vozes na construção do conhecimento científico", pontuou.

Seminario Tecnologia Social 4

Prof. José Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Miguel Alves) e Prof. Marttem Santana (Coordenador do Evento)

O presidente da Câmara de Miguel Alves, José Pereira, avalia que o evento representou um momento bastante significativo para todos. “Foi um prazer participar da ACE de Ciência e Tecnologia, que mostrou produções afrodescendentes e indígenas. Foi uma experiência emocionante saber de tantas produções negras e indígenas que temos no nosso Brasil. Precisamos reforçar e compreender que o processo histórico é constante e dinâmico”, disse.

Reiterando a importância da temática discutida, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, destacou que um dos princípios norteadores do Programa é educar para a equidade social. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não discutirmos temáticas emergenciais como as relações étnico-raciais. Esses momentos representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania", concluiu.