Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > “Respeito Ambiental - O lixão municipal de Miguel Alves” é tema da ACE II do curso de História, Polo de Miguel Alves

Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h42

WhatsApp Image 2023 10 09 at 13.53.10

Discutindo a temática “Respeito Ambiental - O lixão municipal de Miguel Alves”, o curso de História, do Polo do Parfor/UFPI de Miguel Alves, realizou na última sexta-feira (06), o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE II) - Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorreu na Unidade Escolar Pio XII.

WhatsApp Image 2023 10 10 at 14.26.39

Turma de História durante evento de culminância da ACE II

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelos cursistas, está o documentário “Lixão – Histórias que se cruzam”. Parabenizando os cursistas pelo excelente trabalho realizado e agradecendo a todos os atores da gestão pública do município, aos cidadãos e cidadãs e aos membros da sociedade civil que contribuíram com suas entrevistas, o Prof. Jozivan Guedes, que ministrou a disciplina de ACE II, revela que um dos pressupostos que trabalhou com os alunos, foi o que tecnologia não é apenas a produção de aparatos de ponta, mas também a geração de produtos sociais que ajudem a refletir e a transformar de modo emancipatório a vida dos indivíduos e da sociedade. Assim, com este documentário, ele acredita que cumpriram com a meta da inovação social disponibilizando o material produzido à sociedade.

WhatsApp Image 2023 10 10 at 14.32.36

Prof. Jozivan Guedes ministrou disciplina de ACE II

“O nosso objetivo, desde o início da disciplina, foi o de deixar um legado de inovação social para a cidade, em termos concretos, tematizando a necessidade de todos nos unirmos para mitigar os problemas decorrentes do lixão, um desafio que não é apenas de Miguel Alves, mas um tema sanitário que desafia o nosso país no seu todo. Com isso, eu penso que cumprimos plenamente o sentido de extensão universitária, fazendo a imersão da UFPI no mundo concreto e nas vivências da sociedade tendo em vista a qualidade de vida das pessoas”, destaca o professor formador.

Segundo o Coordenador do curso História, Prof. Francisco Vilanova, o tema do documentário produzido na ACE II é muito oportuno, uma vez que possui consequências sociais para parte da população local. “O produto desse trabalho foi apresentado, como forma de ação educativa para alunos do ensino médio de uma escola, por meio de uma mesa-redonda composta representantes do poder público municipal que debateram o problema junto à comunidade escolar. Consideramos relevantes a atividade desenvolvida, por lançar um debate tão caro para a sociedade, pois discutir meio ambiente, preservação, promoção de ações educativas e destinação de resíduos sólidos, se faz muito pertinente em razão da necessidade de garantir um ambiente limpo e menos poluído para a sociedade e para as futuras gerações. Em nome da coordenação do Curso de História, parabenizamos a turma, o professor, os agentes públicos, os sujeitos da pesquisa e todos os envolvidos, pelo importante trabalho desenvolvido”, pontua.

WhatsApp Image 2023 10 10 at 14.26.39 1

Coordenador do curso História, Prof. Francisco Vilanova

Para Josivânia do 3º ano do ensino médio da Unidade Escolar Pio XII, participar do evento foi muito importante para seu desenvolvimento e aprendizado. “Às vezes a gente não entra nessas questões da nossa própria cidade e com a possibilidade te termos contato com um projeto como esse, a gente aprende muito mais. Tudo foi trabalhado de uma maneira bem clara e eu prestei bastante atenção em tudo que foi falado. Gostei bastante e saio daqui com uma bagagem de conhecimento muito maior”.

WhatsApp Image 2023 10 09 at 13.53.10 1

Evento foi realizado na Unidade Escolar Pio XII

Para a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Ana Campelo, “a ACE é a oportunidade mais real que a Universidade tem de sair dos seus muros e chegar à comunidade, por isso a culminância da disciplina representa um momento tão especial e fundamental para a formação dos nossos cursistas”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 10 10 at 14.32.09

Profa. Ana Campelo e cursistas de História

Mencionando a qualidade das atividades desenvolvidas a cada semestre durante as ACE, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou o empenho de todos. “É muito gratificante perceber a evolução dos nossos cursistas por meio dos trabalhos realizados. A cada semestre eles se aperfeiçoam ainda mais e esse evento demonstra a importância da extensão para a formação deles enquanto professores”, destacou.

Confira mais fotos e o documentário produzido pelos cursistas.

WhatsApp Image 2023 10 10 at 14.26.59

WhatsApp Image 2023 10 10 at 14.38.45