Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Polo de Batalha realiza XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)
Início do conteúdo da página

Polo de Batalha realiza XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 18h05

FB0DF8AA AA79 40AA B06F AC42B45A365B
Dando sequência à programação do Semanário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), na última quinta-feira (05), o evento foi realizado no Polo de Batalha. A abertura aconteceu no Anfiteatro Municipal Milton Vasconcelos Filho. As atividades do curso de Educação Física foram desenvolvidas no Anfiteatro e as dos cursos de Geografia, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, na Unidade Escolar Hugo Napoleão.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 16.20.14

A abertura do evento aconteceu no Anfiteatro Municipal Milton Vasconcelos Filho


A programação do evento iniciou com a apresentação musical da professora Francisca Josefa de Araújo; do Grupo de Capoeira Raízes de Salvador; e do Projeto QG da Luta de Batalha. Em seguida, foi realizada a Roda de Diálogo: Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências, que teve como mediadores: Profa. Artenilde Soares (ACE I - Letras Português Parfor/UFPI); Prof. Antonio Carlos dos Santos (ACE III e IV - Geografia Parfor/UFPI); Prof. Ewerton Vieira (ACE II - Pedagogia Parfor /UFPI); Profa. Maria do Carmo Martins (ACE II - Educação Física Parfor/UFPI) e Prof. Vitor Sandes (ACE Il Letras-Libras Parfor/UFP), e coordenada pela Profa. Francisca Josefa de Araújo (ACEPI). 

WhatsApp Image 2023 10 08 at 16.19.57

Roda de Diálogo: Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências

Durante o evento, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou o empenho e dedicação de toda a equipe que integra o Programa. “Esse trabalho só é possível, porque nós temos uma rede de apoio, que é fundamental para que a gente alcance os resultados que temos alcançado. O objetivo maior do Parfor na UFPI é fazer formação de professores com qualidade e essa qualificação passa necessariamente por essa articulação orgânica entre ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 16.20.50

Professores: João Claudino (Coordenador do curso de Educação Física), Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras), Bartira Araújo (Coordenadora do curso de Geografia), Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia), Glória Ferro ((Coordenadora Institucional do parfor/UFPI), João Benvindo de Moura (Coordenador do curso de Letras Português), Milton Pereira (Coordenador do Polo de Batalha) e Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI)

O Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, saudou os presentes e destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos. “O evento de hoje representa a culminância de todo o trabalho desenvolvido por vocês ao longo do semestre, com a teoria vista em sala de aula e as atividades de extensão desenvolvidas nas escolas, por isso o SIMPARFOR carrega consigo tamanha importância. Tenho certeza que vocês se sairão muito bem, pois todos se emprenharam bastante. Parabéns”, disse.

 WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.16.48

Prof. Milton Pereira parabeniza cursistas por trabalhos desenvolvidos

Falando em nome dos Coordenadores de curso, a Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, também mencionou a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos cursistas. “Desejo a todos um excelente evento. O SIMPARFOR é um momento em que nós temos que aproveitar ao máximo esse conhecimento, essa troca de saberes. Aproveitem bastante essa oportunidade que vem contribuir significativamente para o processo formativo de vocês”.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.19.58

Profa. Bartira Viana conversa com a turma de Geografia durante evento

Segundo a professora formadora Artenilde Silva, "o SIMPARFOR é um momento muito importante para a formação dos cursistas, pois ele possibilita o exercício de cada um de iniciar, individualmente, esse processo científico, que é a pesquisa, a escrita, proporcionando o contato com diferentes autores, com temáticas de extrema relevância, como a memória cultural, as questões étnico-raciais e de gênero. Portanto, tudo isso é fundamental para a formação deles, não só profissionalmente, como também no âmbito pessoal", avaliou.

O cursista de Pedagogia, Gerardo Renato, acredita que a cada edição o evento possibilita que ele tenha um olhar mais reflexivo e crítico diante do processo formativo. “O SIMPARFOR é um evento que nos proporciona um momento ímpar enquanto cursistas, ao socializamos experiências vivenciadas no decorrer de cada pesquisa. Este ano, ao abordar as tecnologias digitais como temática orientadora, percebi a importância de alinhamos as tecnologias com a nossa prática docente, diante da influência que elas desempenham na atualidade. Já estou ansioso para o próximo SIMPARFOR”.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.23.14

Gerardo Renato ao lado da Profa. Glória Ferro e do Prof. Ednardo do Monti

Presente no evento, o Secretário de Educação de Batalha, Luiz Segundo, reiterou a parceria entre o município e o Programa. “Os cursos do Parfor/UFPI beneficiam não apenas os professores do nosso município, mas de toda a região. E nós estaremos sempre à disposição para contribuir em tudo que for preciso para o pleno funcionamento do Polo de Batalha”.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.26.02

 Profa. Glória Ferro, Secretário Luiz Segundo, Prof. Milton Pereira e equipe do Projeto QG da Luta de Batalha

Em sua XV edição, o SIMPARFOR ocorrerá durante todo o mês de outubro em todos os Polos do Parfor/UFPI, com o objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.32.25

Cursistas apresentaram pesquisas em formato de pôster e comunicação oral 

A programação do XV SIMPARFOR engloba roda de diálogo, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação oral, discutindo as experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas, tais como Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente e Educação Ambiental; Educação e Cidadania, desenvolvidas ao longo do período letivo 2023.1 nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, mirando a construção de uma práxis educativa para a transformação social.

Confira mais fotos e o vídeo do evento.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.41.03

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.41.03 1

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.41.03 2

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.41.03 3

WhatsApp Image 2023 10 08 at 17.41.03 4

 

Fim do conteúdo da página