Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Abertura da XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) no Polo de Currais
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Abertura da XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) no Polo de Currais

Imprimir
Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 18h25

WhatsApp Image 2023 10 02 at 11.47.23

Foi realizada nessa segunda-feira (02), no Polo de Currais, a abertura da XV edição do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI. O evento, que visa fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares, ocorrerá durante todo o mês de outubro em todos os Polos do Parfor/UFPI. Em Currais, o tema abordado foi Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais.

WhatsApp Image 2023 10 02 at 09.39.42

Mesa de abertura contou com a presença de Tiago Medeiros (professor do município), vereador Rogério Oliveira, Profa. Bartira Viana (Coordenadora do curso de Geografia), Prof. Cícero Barros (Coordenador do Polo de Currais), Cledno Araújo (Vice-prefeito de Currais) e Analicia Alves (Secretária de Educação do município)


O evento ocorreu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Currais – SINDSEMC. Na ocasião, a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, parabenizou e agradeceu aos cursistas e professores formadores, pois sem o empenho e dedicação de todos, o evento não seria possível. “Lembro da minha felicidade ao receber a informação de que a turma de Geografia do Polo de Currais tinha sido formada e hoje nós estamos aqui, realizando a conclusão das atividades do primeiro período letivo de vocês, o que torna este evento ainda mais especial. É muito gratificante saber que vocês levarão para as escolas onde atuam, todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem não apenas da educação de Currais, mas de toda a região”.

 WhatsApp Image 2023 10 02 at 09.39.42 2

Profa. Bartira Viana com os professores formadores: Ruthy Karollyny de Oliveira, Francisco Gomes, José Iomar de Carvalho, José Fernandes Neto, Edinaldo Alves e José Luís Guimarães

 

O Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, enfatizou que o SIMPARFOR tem uma grande importância para todos os cursos, porque o evento incentiva a inserção do cursista no meio científico. “O aluno do Parfor/UFPI possui o privilégio de ser inserido na cultura acadêmica desde o início do curso, produzindo e pesquisando. Foi um momento muito importante para todos nós apresentarmos o XV SIMPARFOR em nosso Polo”, destacou.

WhatsApp Image 2023 10 04 at 12.52.44

Prof. Cícero Barros e Profa. Bartira Viana durante evento 


A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, expressou sua satisfação em realizar a décima quinta edição do evento. “O SIMPARFOR é o espaço de materialização e socialização das experiências interdisciplinares desenvolvidas ao longo do semestre letivo, que transversalizam temáticas emergenciais do nosso tempo. No caso de Currais, especificamente, o seminário tematizou a educação para as relações étnico-raciais e as potencialidades do campo da Geografia na construção de uma práxis antirracista”.

WhatsApp Image 2023 10 02 at 10.14.06

Professores formadores orientaram e avaliaram trabalhos apresentados 


Para o Prof. Edinaldo Alves, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão 1 (ACE 1) – Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais, e que atuou como mediador na Roda de Diálogo: Atividades extensionistas no processo formativo do Parfor/UFPI: relatos e vivências, “este é um momento muito gratificante, pois a gente vê a expressão de todo o trabalho construído ao longo do semestre com os alunos. A teoria colocada dentro de sala de aula e a prática dessa teoria desenvolvida nas atividades de extensão. O SIMPARFOR é o objetivo maior nesse processo formativo, pois representa a expressão desses conhecimentos adquiridos e da prática exercida nas ACE”, enfatizou.

WhatsApp Image 2023 10 02 at 11.55.22 1

Profa. Bartira Viana e Prof. Edinaldo Alves


Segundo João Paulo Ferreira, cursista de Geografia, “a experiência do primeiro SIMPARFOR foi muito enriquecedora e proveitosa, pois representou o momento de culminância de todo um trabalho desenvolvido desde o início do semestre. Além disso, já estou percebendo na prática, na minha atuação enquanto professor, todo conhecimento adquirido no curso, pois as atividades desenvolvidas me deixam muito mais preparado para lidar com as mais diversas situações em sala de aula”, relatou.

WhatsApp Image 2023 10 02 at 18.03.51

Grupo do João Paulo apresentando trabalho com a temática "Lugar na perspectiva dos povos originários Akroá Gamella"


Egresso do curso de Espanhol do Parfor/UFPI, o vice-prefeito de Currais, Cledno Araújo, destacou que o ensino de qualidade é a marca da Instituição. “Estamos muito satisfeitos pela oportunidade do nosso município ofertar mais uma vez um curso pelo Parfor/UFPI. Como egresso do Programa, tenho um sentimento de gratidão muito grande pela UFPI e pelo Parfor. Que vocês saibam aproveitar ao máximo essa oportunidade de formação qualificada. A prefeitura de Currais é uma parceira desse projeto e irá colaborar em tudo que for preciso para o pleno desenvolvimento do curso”.

A Secretária de Educação do município, Analicia Alves, encorajou os cursistas a persistirem no sonho da formação superior. “Quando colocamos a educação como prioridade, não tem como dar errado. Nunca é tarde para aprendermos, nunca é tarde para corrermos atrás dos nossos objetivos. A educação de Currais tem alcançado patamares muito importantes e o Parfor/UFPI é um grande parceiro nesse processo de construção dos saberes. É uma alegria muito grande estarmos mais uma vez reunidos”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 10 02 at 18.03.52 1

Prof. Edinaldo Alves também atuou coordenando o evento


A programação do XV SIMPARFOR engloba roda de diálogo, apresentação de pôsteres e sessões de comunicação oral, discutindo as experiências interdisciplinares que transversalizam temáticas contemporâneas, tais como Ética e Educação para as Relações Étnico-Raciais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente e Educação Ambiental; Educação e Cidadania, desenvolvidas ao longo do período letivo 2023.1 nos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia, mirando a construção de uma práxis educativa para a transformação social.

Confira o cronograma do evento: Batalha - 05/10/2023; Luzilândia - 06/10/2023; Floriano - 11/10/2023; Castelo do Piauí - 17/10/2023; Pedro II e Piripiri: 18/10/2023 (realização em Pedro II); Miguel Alves e Teresina - 27/10/2023 (realização em Miguel Alves).

Confira mais fotos e o vídeo do evento.

WhatsApp Image 2023 10 02 at 18.03.52

WhatsApp Image 2023 10 02 at 10.08.24

Apresentação de pôster - Trabalho “A aplicação da Geologia em estudos étnico-raciais”

WhatsApp Image 2023 10 02 at 10.41.31

 Apresentação de Pôster - Trabalho “Abordagens educacionais sobre as relações étnico-raciais por intermédio da Cartografia”

WhatsApp Image 2023 10 04 at 12.49.19

 Comunicação Oral - Trabalho “Pesquisa científica e processos educativos: perspectiva de reconhecimento e valorização étnico-racial”

WhatsApp Image 2023 10 02 at 14.40.25

 Comunicação Oral - Trabalho “O racismo estrutural nas instituições escolares: a importância da construção de uma práxis pedagógica antirracista”

WhatsApp Image 2023 10 02 at 09.39.42 1

WhatsApp Image 2023 10 02 at 11.47.23 1

 

Fim do conteúdo da página