Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Relações Étnico-Raciais são tema da ACE I do curso de Letras Português de Batalha

Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 13h46

No último sábado, dia 30 de setembro, aconteceu o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE I), da turma de Letras Português, do Polo do Parfor/UFPI de Batalha.

WhatsApp Image 2023 10 04 at 13.03.49

Atividades Curriculares de Extensão (ACE I) de Letras Português

A disciplina foi ministrada pela professora Artenilde Silva e abordou a temática das relações étnico-raciais, que norteou os projetos elaborados e apresentados pelos cursistas nas escolas do município de Batalha/PI. “Esses projetos são de grande relevância e geraram uma abordagem crítica, devido a importância do tema. Os projetos passaram pelas diversas áreas do ensino com objetivo de ampliar o conhecimento. Os grupos abordaram temas como a contação de histórias na Educação Infantil (Projeto a Menina Bonita do Laço de Fita), a intolerância racial; racismo e preconceito, dentre outros. Esse tipo de trabalho é essencial para aquisição de saberes como também parte importante para formação cidadã”, avalia a cursista de Letras Português, Mirovalda Guimarães.

WhatsApp Image 2023 10 04 at 13.03.49 1

Prof. Milton Pereira (à esquerda), Profa. Artenilde Silva (ao lado) e cursistas

O Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha, menciona a importância de celebrar esse momento. “Nós comemoramos nessas atividades não apenas a conclusão dos trabalhos do semestre, mas sobretudo, a socialização dos conhecimentos e experiências construídas ao longo da formação. Estamos levando aos estudantes do Ensino Fundamental experiências incríveis que devem ser colocadas em prática também pelos professores da Educação Básica do munícipio”.

WhatsApp Image 2023 10 04 at 13.03.49 4

Grupos discutiram temáticas importantes

O desempenho dos cursistas nas atividades desenvolvidas foi destacado pela Profa. Artenilde Silva. “A sensação é de missão cumprida, de um trabalho executado com muito prazer, muita alegria e responsabilidade por parte dos cursistas, que se envolveram muito com a disciplina e com a aplicação das atividades em sala de aula, com o desenvolvimento de seis temáticas de grande importância, discutindo desde a questão dos apelidos racistas até a importância da aplicação efetiva das leis 10639/2003 e 11.645/2008”.

WhatsApp Image 2023 10 04 at 13.03.49 2

Profa. Artenilde Silva e cursistas

Para o Prof. João Benvindo de Moura, “as atividades de extensão levam o conhecimento produzido pela Universidade até a sociedade. É imprescindível que o povo saiba dos resultados produzidos pela ciência a partir do dinheiro público que é investido", afirma.

IMG 20230930 152656 1

Profa. Artenilde Silva e cursistas

A Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, reitera a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não discutirmos temáticas emergenciais como as relações étnico-raciais. Esses momentos representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania”, conclui.

WhatsApp Image 2023 10 04 at 13.03.49 3