Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Professor do Curso Técnico em Agropecuária CTF/UFPI colabora com a 31ª Edição do livro “Brasil em números” do IBGE

Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 21h04

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2023, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) promoveu um evento no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF),  município de São Raimundo Nonato – PI, e no Museu da Natureza, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de Coronel José Dias – PI, para promoção do lançamento nacional da 31ª Edição do livro “Brasil em Números”, 2023, disponível no link https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=72. Esta obra, conta com assuntos do contexto histórico, econômico e social do Brasil, trazendo informações atualizadas, coletadas pelo IBGE e transcritas por professores e outros profissionais com expertise nas diferentes áreas de conhecimento abordadas.

img 3

Superintendência do IBGE nacional, IBGE Piauí e professores da Universidade Federal do Piauí

e Instituto Federal do Piauí.

img 1

Mesa redonda sobre Agropecuária e Comércio exterior

Nesta edição, por ter sido sediada no Estado do Piauí, 12 dos 23 capítulos, foram escritos por professores da Universidade Federal do Piauí e Instituto Federal do Piauí. Na ocasião, o professor Alexandre Ribeiro Araújo, do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano/UFPI, colaborou com a obra, escrevendo o capítulo “Agropecuária” e participou do evento com a apresentação do tema “Prospecções da agropecuária brasileira”.

img 2

Prof Alexandre Ribeiro Araújo, curso técnico em agropecuária CTF/UFPI

Na apresentação, foi destacada a produção agrícola e pecuária do Brasil, com ênfase nas produções de grãos, frutas, carnes, pescados, fibra, madeira e mel. Também foram abordados questionamentos do público sobre as perspectivas futuras de desenvolvimento da agropecuária brasileira, em virtude do paradoxo do desenvolvimento agrícola e socioeconômico do país, bem como sobre o uso racional dos recursos naturais e soberania alimentar.

img 4

img 5

Apresentação "Prospecções da agropecuária brasileira", por Prof Alexandre R. Araújo, CTF/UFPI