Página inicial > Últimas Notícias - CT > Especial mulheres na Engenharia: Projeto que empoderam

Especial mulheres na Engenharia: Projeto que empoderam

Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 06h43

Ao longo da história, as Engenharias têm sido predominantemente ocupadas por homens. Contudo, à medida que o tempo avança, torna-se evidente que as mulheres estão conquistando uma crescente visibilidade e protagonismo nessas áreas, desafiando estereótipos e superando barreiras históricas.

A implementação de projetos que abordem a relevância da presença feminina foi necessária para influenciar e impulsionar o aumento do número de mulheres nas Engenharias, como ocorre nos trabalhos realizados dentro dos cursos do Centro de Tecnologia (CT). Essas iniciativas, além de promoverem o empoderamento desse público, funcionam como estímulos às estudantes, ressaltando sua relevância no ramo trabalhista e contribuindo para a transformação de percepções sociais e culturais associadas a essas profissões.

WhatsApp Image 2024 03 21 at 19.30.07

Evento do projeto “Protagonistas - Mulheres na Engenharia de Produção”

O projeto “Protagonistas - Mulheres na Engenharia de Produção” (@protagonistas.ufpi) é um dos programas dentro do CT que busca evidenciar os desafios enfrentados por mulheres no mercado de trabalho da engenharia. Sua missão também ressalta os sucessos alcançados por essas profissionais e as valiosas contribuições que podem oferecer para inspirar e orientar aquelas que estão iniciando sua jornada nesse campo desafiador.

Nayara Cardoso, professora doutora do curso de Engenharia de Produção e orientadora do projeto “Protagonistas”, explica o processo de criação da ação: “Um grupo de alunas preocupadas com as oportunidades profissionais e pensando em desistir do curso me procuraram após ouvirem sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres na profissão. Nesse momento, surgiu a ideia de fazer o evento, para que elas pesquisassem a situação das engenheiras de produção formadas na UFPI no mercado de trabalho. Após o resultado mostrar que apenas três profissionais, das que responderam, estavam fora desse cenário profissional, o grupo se acalmou e então foi sugerido fazer o Protagonistas”, afirma.

Além disso, existe o projeto “Mulheres na Engenharia: o Despertar começa na escola” orientado pela Renata Shirley de Andrade, professora doutora de Engenharia Civil do CT, que visa estimular a participação feminina nas áreas de ciências e tecnologia. Renata Shirley ressalta a importância de iniciativas que promovam essa inclusão. “Infelizmente ainda existe uma cultura que insiste em subestimar a capacidade da mulher nessas áreas, como se estivéssemos destinadas a qualquer outra área, menos a tecnológica. Enquanto os meninos são constantemente estimulados a atuar na área da programação e do desenvolvimento tecnológico. A maioria das mulheres com quem conversei compartilha relatos semelhantes ao manifestar o desejo de estudar engenharia, algumas até mesmo desagradáveis, o que pode desestimulá-las. Então, como a escola e a universidade são locais em que podemos nos reeducar e difundir conhecimento para a comunidade, eu acredito que seja importante a aplicação desses projetos”, esclarece.

WhatsApp Image 2024 03 21 at 19.30.08

Participantes do “Projeto Athena” na conclusão do segundo módulo

Outro projeto de extensão importante que acontece no Centro de Tecnologia é o “Projeto Athena”, do curso de Engenharia Elétrica. Izadora Lima, aluna e participante do programa, compartilha sobre como o projeto mudou sua experiência de formação. “O projeto nos dá a oportunidade de ter contato direto com a comunidade externa, conhecer diferentes realidades e levar um pouco do nosso conhecimento adquirido no curso para outras mulheres, mostrando que todas são capazes de atuar em áreas antes majoritariamente masculinas, como a Engenharia Elétrica. Participar do Athena, expande os meus horizontes para além da UFPI. Ele me mostra um pouco do meu papel social e me relembra a cada dia que a profissão de engenheira me traz também a oportunidade de alcançar e beneficiar as pessoas de diferentes formas”, relata.

Ao priorizar a visibilidade e o protagonismo feminino, esses projetos não só motivam as alunas a perseverarem em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, como também desempenham um papel crucial na construção de uma comunidade mais diversificada e inovadora no âmbito das Engenharias. Assim, essas iniciativas não apenas têm um impacto positivo direto na formação acadêmica das alunas, mas influenciam de maneira significativa na transformação de paradigmas e na promoção da equidade de gênero nessas áreas.

registrado em: ,