Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CT > Campanha ‘Dezembro Laranja’ alerta para cuidados em relação ao câncer de pele
Início do conteúdo da página

Campanha ‘Dezembro Laranja’ alerta para cuidados em relação ao câncer de pele

Imprimir
Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 11h33

 

Dezembro Laranja

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer mais comum no Brasil e no mundo, o de pele, a campanha “Dezembro Laranja” busca a prevenção e a detecção precoce da doença que atinge o maior órgão do corpo humano.

A iniciativa surgiu em decorrência da localização geográfica do Brasil, que, por ser um país tropical, está disposto a altas exposições solares durante todo o ano. O câncer de pele é uma doença caracterizada pelo crescimento incomum das células desse órgão, e sua causa tem origem na excessiva e inadequada exposição aos raios solares.

A luz solar é a principal fonte de vitamina D para os seres vivos e, portanto, é indispensável para nossa saúde e bem-estar. Esse elemento atua, inclusive, sobre o nosso humor, podendo propiciar, quando deficiente, o desenvolvimento de quadros de irritabilidade e, até mesmo, depressão. Assim, é importante manter uma exposição equilibrada aos raios de sol.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele pode ser classificado em duas categorias: melanoma, forma mais rara e mais agressiva; e não melanoma, manifestação mais recorrente e menos grave.

Dentre os sintomas mais comuns, estão o surgimento de manchas que coçam, descamam ou sangram; sinais que mudam de tamanho, forma ou cor; ou feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Uma vez percebido qualquer um desses quadros, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página