Página inicial > Últimas Notícias - CT > Curso de Arquitetura e Urbanismo ganha três prêmios no SEMEX

Curso de Arquitetura e Urbanismo ganha três prêmios no SEMEX

Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 15h29

WhatsApp_Image_2023-12-04_at_15.10.30.jpeg

Durante a programação dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí 2023, foi realizada mais uma edição do Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX). Neste ano, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia (CT/UFPI), foi contemplado com três prêmios, sob a orientação do professor Roberto Montenegro, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo. A partir de uma intervenção com 3 projetos no Residencial Edgar Gayoso, na zona norte de Teresina, o grupo colhe frutos e pensa em ações que serão desenvolvidas a longo prazo. Um projeto patrocinado pelo governo da Alemanha, por meio do World Resources Institute (WRI).

WhatsApp_Image_2023-12-04_at_15.10.30_1.jpeg

A ideia de formar uma aliança para pensar o residencial, teve início em 2021. Os projetos inscritos no SEMEX são referentes a uma praça, ao paisagismo do local e o centro multiuso, que está em desenvolvimento. A Praça dos Sonhos foi o primeiro projeto concluído e o professor explica como surgiu essa ideia:

“Nas nossas observações, percebemos que no canteiro central, local que os moradores esperavam o ônibus, as pessoas ficavam expostas ao sol e a chuva. Além disso, em conversa com a comunidade, percebemos que o único lugar que as pessoas tinham para se reunir eram as igrejas, então sentimos a falta de um território neutro, em que pessoas que não seguissem determinada religião também pudessem frequentar. Em conversa com a prefeitura, conseguimos alargar um pedaço do canteiro e criar um espaço, nasce assim a Praça dos Sonhos ", comentou.

WhatsApp_Image_2023-12-04_at_15.10.31.jpeg

Além do professor, estão envolvidas no projeto as professoras da UFPI, Monique Menezes e Bárbara Johas. Também fazem parte, alunos egressos do curso de arquitetura e discentes do curso de Ciências Sociais. O docente relatou de que modo o projeto tem refletido na sua vida e como recebeu o resultado da premiação.

“Fico muito satisfeito em participar do projeto, embora tenha os desafios que precisamos superar, gosto de trabalhar com o lado social da arquitetura e com a causa ética. Fiquei muito feliz com o resultado dessa premiação, fiquei surpreso, mas recebo com alegria e tenho muito orgulho dos alunos envolvidos”, pontuou.

Entre os objetivos da aliança, está a ideia de reforçar a união da comunidade, a compreensão de educação ambiental e urbanística. Os trabalhos seguem em andamento, com o projeto do centro multiuso, que também deve auxiliar os moradores da região.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-12-04_at_15.10.31_1.jpeg