Página inicial > Últimas Notícias - CT > 4º Semana da Engenharia Civil encerra com grande participação dos estudantes

4º Semana da Engenharia Civil encerra com grande participação dos estudantes

Última atualização em Quinta, 12 de Outubro de 2023, 17h38

Durante os dias 27 de setembro a 09 de outubro, o curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia (CT) realizou a 4º Semana da Engenharia Civil. O evento foi organizado por uma comissão composta por professores de diversos departamentos do curso e alunos das ligas acadêmicas, Liga Acadêmica de Estruturas ( LAEST) e Liga Acadêmica de Engenharia Hidráulica (LAEH). O evento teve como objetivo promover uma integração entre conhecimentos práticos e teóricos para os mais diversos estudantes das engenharias.

WhatsApp_Image_2023-10-09_at_18.26.21.jpeg

Abertura das atividades contou com participação do diretor do CT, Marcos Lira.

A 4º Semana da Engenharia Civil foi marcada por palestras, minicursos, visitas técnicas, apresentações de pesquisas e artigos, além de uma competição de pontes de palito de picolé.

Ao todo foram 17 palestras, quatro minicursos e duas visitas técnicas. A programação coincidiu com o início do período letivo, para que calouros e veteranos pudessem ter um maior contato com a área, além de maximizar a participação dos interessados.

O estudante de Engenharia Civil, Luiz Marcus, ministrou um dos minicursos ofertado durante o evento. De acordo com o estudante, a oportunidade traz conhecimentos tanto para quem ensina quanto para quem participa. "Dentro do curso passamos muito tempo estudando a teoria, então geralmente não temos tempo para nos aprofundarmos na prática, aprender algum software diferente ou ter uma experiência mais ativa. Aí entram os minicursos, por serem de rápida aplicação se torna muito mais fácil adquirir os conhecimentos recebidos em sala de aula e direcioná-los para a prática. É uma via de mão dupla, a gente dá aula, mas aprende muito também, seja tirando dúvida, seja entrando em contato com novos temas e áreas de abordagem," comenta,

WhatsApp_Image_2023-10-09_at_18.26.34.jpeg

Pontes participantes da competição

Para o discente do curso de Engenharia Civil, Guilherme Miranda, eventos como esse auxiliam no processo de aprendizagem. “Eu vejo que a semana é algo muito positivo que nosso curso tem, assim como as ligas, pois a Engenharia Civil é uma área muito ampla e muitas vezes ficamos na dúvida de que caminho podemos seguir. Já com esse direcionamento da Semana de Engenharia Civil você consegue maior contato com diversas áreas e empresas, de olho em possibilidades para o futuro”, afirma.

A semana foi finalizada com a competição de pontes de palito, onde os alunos puderam demonstrar seus conhecimentos teóricos na prática. A disputa foi aberta para todos os estudantes do centro de tecnologia e também para alunos de outras instituições. Cinco equipes disputaram a premiação, entre eles alunos de engenharia civil e produção da UFPI e Engenharia Civil da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A professora e organizadora da competição, Luciana Barbosa, comenta os benefícios da disputa. "É a primeira vez que trazemos a competição de pontes de palito de picolé para a Semana da Engenharia Civil. Os meninos aprendem bastante aqui, primeiro a trabalhar em equipe, depois conhecimentos técnicos em relação a resistência de materiais, a construção de pontes, aos esforços e conhecimentos da área de resistência de materiais", detalha.

A semana contou com aproximadamente 200 inscritos, que se dividiram entre as atividades propostas ao longo dos dias. A atividade teve apoio do sistema Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (MÚTUA) e a Fundação de Amparo às pesquisa do Estado do Piauí ( FAPEPI ).

WhatsApp_Image_2023-10-09_at_18.33.57.jpeg

Palestras aconteceram no Centro de Tecnologia(CT)

registrado em: ,