Página inicial > Últimas Notícias - CT > 2° Congresso de Estudantes de Engenharia Elétrica da UFPI encerra programação de forma exitosa

Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 09h26

Imagem1_copy_copy_copy_copy_copy.png

Evento foi realizado entre os dias 4 e 7 de outubro

Com o tema “Engenharia Elétrica do Futuro: Desvendando Carreiras em Ascensão”, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI), recebeu na última semana a 2ª edição do Congresso de Estudantes de Engenharia Elétrica (CONEEL). O evento aconteceu dos dias 4 a 7 de outubro e foi realizado pelos alunos e integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI. Foram aproximadamente 150 inscritos, um número que supera a marca de participantes na 1° edição e reforça o potencial de crescimento do evento em próximas edições.

Imagem2_copy_copy.png

Congresso ocorreu no Centro de Tecnologia

O evento tem o intuito de estimular a integração entre os discentes de Engenharia Elétrica e de áreas afins, a divulgação da produção técnico-científica e o desenvolvimento de novas habilidades. Durante a programação foram realizadas palestras, visita técnica, oficinas, minicursos, além de competições de jogos. Entre os temas abordados no congresso se destacam: segurança de dados, biotecnologia, inteligência computacional, energias renováveis, eficiência energética, mobilidade elétrica, geração distribuída, hidrogênio verde e a participação de mulheres na Engenharia Elétrica.

Imagem3_copy.pngProf Marcos Lira

Para o Diretor do CT e tutor do PET, Prof. Dr. Marcos Lira, a edição de 2023 do congresso foi marcada pelo êxito e trouxe bons resultados. "Foi um evento importante na formação dos discentes da UFPI, mas também de outras instituições do estado que estiveram participando durante esses dias. A nossa responsabilidade vai aumentando a cada ano, tivemos um aumento de 20% a 30% no número de inscritos nessa edição, fato que nos orgulha. Um evento para os alunos, feito pelos alunos. ", destacou.

O professor acrescenta que o sentimento de pertencimento precisa ser desenvolvido nos estudantes que formam a Universidade. "Precisamos fazer nossos estudantes sentirem esse acolhimento, um pertencimento na instituição. Daí a necessidade de atividades de ensino, pesquisa e sobretudo extensão, são essas ações que abrem as portas da UFPI para a comunidade", pontuou.

Imagem4_copy_copy.png

Visita técnica realizada durante a programação do evento

Para discente de Engenharia Elétrica e organizador do evento, Händel Mateus, a participação dos inscritos foi muito positiva no evento. “Tivemos uma recepção positiva dos participantes em todas atividades, incluindo as palestras, visitas técnicas e competições. Também percebemos um grande interesse dos estudantes nos minicursos e oficinas. As escolas de Teresina mandam seus alunos para participação nas competições, então eles entendem a importância do evento para a formação desses estudantes. A expectativa é que esse engajamento cresça nos próximos anos”, explicou, ao fazer um balanço do evento.

WhatsApp_Image_2023-10-09_at_09.22.51.jpegO discente de Engenharia Elétrica, Händel Mateus

Ainda de acordo com o estudante, que também é membro do PET, o trabalho do grupo em torno do evento já acontece há um certo tempo. “O PET desenvolve esses eventos acadêmicos há vários anos, no caso do congresso essa é uma iniciativa que existe há dois anos, mas o evento dos estudantes de Engenharia Elétrica já acontece há oito anos. Começou como um encontro, tivemos um formato online durante a pandemia e depois desse momento remoto ele volta como um congresso. É um trabalho conjunto de estudantes que estão em diferentes momentos do curso, mas que unem forças em prol da realização desse evento que é importante para quem participa e quem organiza”, completou Handel.

Imagem6.pngParticipação de alunos de escolas da rede particular de Teresina em competições no congresso

registrado em: ,