Página inicial > Últimas Notícias - CT > Evento Mulheres na Engenharia é realizado nesta sexta-feira

Evento Mulheres na Engenharia é realizado nesta sexta-feira

Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 19h04

WhatsApp_Image_2023-07-21_at_6.22.58_PM.jpeg

Nesta sexta-feira (21), o auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu o 2º Evento Mulheres na Engenharia, realizado por professoras Luciana Barbosa e Mayra Moscardi do Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambiental (D.R.H.G.S.A).

O evento, que aconteceu durante o turno da manhã, contou com a presença de discentes, docentes, ex-alunas e representantes da comunidade feminina da engenharia piauiense. Ao longo da manhã, alunas e alunos puderam conhecer através dos debates das mesas redondas, as lutas e conquistas que as mulheres na engenharia, especificamente as do Piauí, adquiriram nas últimas décadas.

Juliana Barbosa, professora do D.R.H.G.S.A e coordenadora do evento, explica a importância de ter o empenho de professores e alunas em uma data marcante para aquelas que representam as mulheres do estado dentro da engenharia.

"Este evento tem como objetivo a comemoração do Dia Internacional da Mulher na Engenharia e para isso buscamos debater nesse espaço os desafios e as conquistas em relação à equidade de gênero na área das Engenharias, tendo em vista que as engenharias são áreas ainda consideradas como predominantemente masculinas”, explica Luciana.

WhatsApp_Image_2023-07-21_at_6.31.09_PM.jpeg

(Professora Luciana Barbosa)

A coordenadora do Programa Mulher do CRE-PI, Teresinha Aguiar, palestrou para os discentes do evento, contando as experiências e para a participação feminina no Conselho Regional de Engenharia, ativismo na luta de igualdade das mulheres na área de Engenharia.

Esse evento de hoje foi muito importante e viemos trazer um pouco do nosso programa que prega e visa a presença feminina nas engenharias, então esperamos que com a apresentação do programa que conta com a presença de mulheres e de homens, consiga incentivar cada dia mais a presença feminina na rotina da engenharia e nos locais de renome da área”, explica Teresinha.

WhatsApp_Image_2023-07-21_at_6.31.09_PM1.jpeg

(Eng. Agro. Teresinha Aguiar)

O diretor do Centro De Tecnocratas, Marcos Lira, acompanhou o evento junto aos alunos e contribuiu com o apoio às mulheres do centro.

“Eu estava lembrando do evento do ano passado e vi como nosso auditório está bonito hoje com a presença de tantos discentes. Um dos nossos trabalhos na direção do centro é andar aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, lutando pela igualdade de gênero. Deixamos o CT disponível para esse espaço de luta e evolução dentro da história da engenharia”, conclui Marcos.

WhatsApp_Image_2023-07-21_at_6.23.01_PM.jpeg

(Diretor do CT, Marcos Lira)

WhatsApp_Image_2023-07-21_at_6.23.05_PM.jpeg

WhatsApp_Image_2023-07-21_at_6.22.59_PM.jpeg