Página inicial > Últimas Notícias - CT > Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPI recebe nota 4 do MEC, evidenciando excelência acadêmica e ampla atuação profissional

Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 19h22

IMG 20230530 WA0071 copy

O curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura do Centro de Tecnologia (CT) recebeu a nota 4 do Ministério da Educação (MEC), após avaliação realizada na semana passada pela equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), consolidando sua posição como referência na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. O reconhecimento do MEC destaca a qualidade do curso e a abrangência do seu planejamento pedagógico, que visa proporcionar aos estudantes uma sólida formação teórica e prática para atuarem no campo da cartografia e agrimensura.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Péricles Picanço, "essa nota 4 é um reflexo do esforço que estamos fazendo para elevar a qualidade do curso, tornando-o mais atual e formando engenheiros cartógrafos e agrimensores mais competitivos para o mercado, não só no norte-nordeste, mas em todo o Brasil”. Para o professor, o resultado alcançado representa o reconhecimento e as oportunidades para os discentes.

A nota 4 atribuída pelo MEC também foi comemorada pelos estudantes do curso. O estudante Ivís Coelho Farias destacou alguns pontos que considera importantes e que contribuíram para essa avaliação: "acredito que essa melhora, saindo de uma nota 3 para 4 em alguns anos, reflete os investimentos que a universidade fez em nosso curso, como a aquisição de equipamentos, a capacitação dos professores, os projetos de extensão e pesquisa na nossa área. Nosso curso tem evoluído ao longo desses anos, e acredito que temos capacidade de alcançar a nota 5 na próxima avaliação. Espero que as próximas gerações possam trazer essa quinta estrela".

Sobre o Curso

Os referenciais do curso enfatizam que esse profissional desempenha um papel fundamental na resolução de problemas relacionados ao ordenamento territorial, mapeamento e uso de dados e informações espaciais. Suas atividades envolvem o planejamento, coordenação e execução de levantamentos topográficos, geodésicos, fotogramétricos, gravimétricos e batimétricos, resultando na produção de documentos como mapas, cartas, coordenadas, mosaicos e modelos de análise espacial. Além disso, o engenheiro cartográfico e agrimensor realiza atividades de aquisição e distribuição de material técnico cartográfico, geodésico, fotogramétrico e de sensoriamento remoto, aplicando conhecimentos de posicionamento, ajustamento de observações e comunicação cartográfica.

No campo da engenharia, o profissional elabora projetos geométricos e realiza levantamentos para a locação de obras, como estradas, portos, aeroportos, dutos, loteamentos e assentamentos rurais e urbanos. Além disso, contribui para a elaboração de cadastros técnicos multifinalitários. O engenheiro cartógrafo e agrimensor também coordena equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica, estudos de viabilidade técnico-econômica, além de executar e fiscalizar obras e serviços técnicos. Vistorias, perícias e avaliações são parte de suas atividades, resultando na emissão de laudos e pareceres. Em todas as suas ações, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Além disso, o curso do Centro de Tecnologia promove projetos de extensão, como o UFPIMappers, e utiliza as redes sociais para divulgar a importância da Cartografia aplicada à Territorialização em Saúde. Outra iniciativa relevante é a reutilização de teclados de computador para a produção de Mapa Mundi. Essas atividades complementares enriquecem a formação dos estudantes e contribuem para sua inserção no mercado de trabalho, preparando-os para os desafios da profissão.

registrado em: ,